- Este evento já decorreu.
Ciência no Feminino: desafios e vivências
29 Março 2019 às 17:00
Em 2017, a OCDE publicou o relatório sobre questões de género que revelou um dado interessante: 57% das portuguesas optam pela formação nas áreas das ciências, engenharia e matemática. Ao contrário da maioria dos outros países membros, em que as carreiras científicas são essencialmente masculinas, Portugal dá um exemplo de paridade. Além disso, 77% dos títulos de doutoramento no nosso país também são obtidos por mulheres. No entanto, há muito a fazer: mais da metade dos investigadores contratados em Portugal são homens (55%). Entre os anos de 2008 a 2012, houve um aumento no número de mulheres contratadas como investigadoras, mas elas ainda são menos representadas nas universidades, estando na sua maioria empregadas na função pública.
Para conhecermos um pouco mais sobre os percursos profissionais das mulheres cientistas, os desafios enfrentados em seu quotidiano e as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Administração Pública, convidamos toda a comunidade a participar numa conversa que se realizará no dia 29 de março de 2019, pelas 17 horas, na Biblioteca Pública de Évora, organizada pelo IHC – CEHFCi – UÉvora e CICS.NOVA.UÉvora da Universidade de Évora.
Este encontro integra um conjunto de atividades preparatórias e a realização de um grande evento de divulgação científica para a população eborense, a Noite Europeia dos Investigadores no dia 27 de setembro de 2019, inseridas no projeto Ciência na Cidade financiado pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie. O projeto resulta de um consórcio entre a Universidade de Évora, a Universidade do Minho, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa sob coordenação do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.