Noite Europeia dos Investigadores 2024
Em Braga, a programação local da Noite Europeia dos Investigadores 2024, coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho e pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, contemplará mais de 100 atividades inspiradas na temática geral “Ciência para os Desafios Globais”.
A edição deste ano integra, também, uma Mostra de Ciência, com projetos de ciência desenvolvidos por alunos de escolas básicas e secundárias parceiras da Escola de Ciências da UMinho.
A NEI Braga conta com o apoio local dos Municípios de Braga, Guimarães e Famalicão “Região Empreendedora Europeia 2024”, num compromisso conjunto com a inovação, sustentabilidade e educação, trazendo a ciência e a tecnologia para o centro de uma região jovem e vibrante.
As atividades vão decorrer no Forum Braga.
Entre as 16h00 e as 24h00 do dia 27 de setembro 2024, junta-te a nós e vem Celebrar a Ciência!
Mais informações sobre as atividades disponível aqui.
Filtrar 3 atividades:
Escolha pelo menos um filtro.
Não foram encontradas atividades.
Fontes de Braga
Se em 2023 o fulcro da coleção organizada foi um antigo vaso cerimonial mesopotâmico da primeira civilização que inventou a escrita, em 2024 centramo-nos na bimilenar cidade de Braga. Antiga capital provincial do império romano, Braga foi o centro político e religioso em que se deu a gestação do reino de Portugal no sé. XII e tem mantido até hoje um papel de relevo no desenvolvimento social e económico do país.
O que tem de especial este território, entre os rios Cávado e Ave, para manter tão importante relevância ao longo de dois milénios? Em grande parte a resposta está na água. A disponibilidade de água é um fator crucial no estabelecimento e manutenção de povoamentos. Nesta atividade vamos explorar e mostrar ao público algumas das mais importantes e simbólicas fontes e aquíferos de Braga.
De forma digital, trazemos ao conhecimento dos vistantes algumas das principais fontes da cidade, explorando a sua importância no abastecimento de água para diversos usufrutos das populações. O Balneário da Estação, a Fonte do Ídolo, as 7 Fontes, ou o Elevador do Bom Jesus, são quatro exemplos de fontes e usos da água que abrangem mais de 18 séculos e que, hoje, estão disponíveis para uso da população bracarense e são motivo de curiosidade para os muitos turistas que demandam a cidade.
Horário: 16h-24h Público: Todas as idades
Organizado por: Escola de Ciências da UMinho
Área temática: Outras áreas
Tipo de atividade: Demonstrações e desafios
Que perceção temos sobre a qualidade da água que nos rodeia?
A água é um recurso inestimável, mas finito. O aumento da temperatura do planeta e a poluição são fatores que contribuem para a diminuição da água disponível. Todos precisamos de estar conscientes da importância do uso sustentável da mesma.
Que perceção tem o público da NEI sobre a água que nos rodeia e o modo como a usa?
Pretende-se que o público responda a um questionário sobre esta problemática. Os resultados deste questionário são projetados numa tela em tempo real, de forma a apresentar os resultados e motivar os participantes para o preenchimento do questionário.
Horário: 16h-24h Público: Todas as idades
Organizado por: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Matemática
Área temática: Matemática/ Computação/ Estatística
Tipo de atividade: Demonstrações e desafios
Matemática e Estatística: experiências e diversão
Já ouviste falar de Pitágoras. E de Galton? A partir de jogos propõe-se explorar e provar resultados importantes da Matemática e da Estatística e ficar a saber mais sobre as descobertas destas personalidades.
Horário: 16h-24h Público: Todas as idades
Organizado por: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Matemática
Área temática: Matemática/ Computação/ Estatística
Tipo de atividade: Demonstrações e desafios