O programa “Cientistas na Escola” envolveu cerca de 1000 alunos na região de Évora

O programa “Cientistas na Escola” envolveu cerca de 1000 alunos na região de Évora

O programa Cientistas na Escola (Researchers@Schools) levou às escolas, da região de Évora, mais de uma dezena de investigadores da Universidade de Évora.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2022-2023, subordinada ao tema Ciência para Todos – Sustentabilidade e Inclusão (SCIEVER – Science for Everyone – sustainability and inclusion), teve como objetivo aproximar a ciência da comunidade escolar.

Na região de Évora, ao longo do ano letivo 2022/2023 foram desenvolvidas um total de 17 atividades, realizadas em onze escolas da região, envolvendo cerca de 1000 alunos do pré-escolar ao Ensino Secundário. As sessões realizaram-se, não só nas escolas da cidade de Évora, mas também em escolas dos agrupamentos de Coruche, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Sines.

A ciência foi levada aos jovens estudantes, através do desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre alunos, professores e investigadores, de diferentes áreas científicas. Participaram na iniciativa investigadores do  Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), do Instituto de História Contemporânea/Ciências: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica (IHC), do Laboratório HERCULES e do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED). As atividades desenvolvidas permitiram dar a conhecer o trabalho dos investigadores em diferentes áreas do conhecimento, entre as quais o estudo do papel da mulher na História; a valorização do Património Industrial; o estudo das aves (Ornitologia); a salvaguarda do Património Cultural Subaquático; o papel das Ciências do Património na preservação e conservação da Arte; o estudo dos restos osteológicos humanos e animais; e a História da Ciência.

Estas atividades permitiram sensibilizar os alunos para a relevância da ciência e das carreiras científicas na resolução dos desafios sociais atuais e futuros.

O programa Cientistas na Escola incluiu, ainda, o desenvolvimento de um Kit Educativo intitulado “Ajuda-nos a encontrar a coruja-das-torres!”, do qual faz parte um guião para professores, desenvolvido pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e pelo Laboratório de Ornitologia do MED – Universidade de Évora.

Alguns dos resultados do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo, serão apresentados na NEI Évora 2023 que se realiza no próximo dia 29 de setembro.

You may also like

Noite Europeia dos Investigadores lança programa que leva os cientistas às escolas

Noite Europeia dos Investigadores lança programa que leva os cientistas às escolas

O Programa "Cientistas na Escola", convida as escolas das regiões de Braga, Coimbra, Lisboa e Évora a receber investigadores das...

Back to Top