Dia Aberto Escolas

27 outubro 2020 | ONLINE

O Dia Aberto para as escolas foi um grande sucesso! Tivemos uma participação intensa de alunos e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e de inscrições individuais. Com atividades o dia todo, os participantes puderam interagir diretamente com os investigadores a respeito dos seus temas de pesquisa. Essa é a nossa intenção, aproximar a Ciência da sociedade!

Veja como foi nossa programação e o número de participantes:

PROGRAMA

Porque temos de cuidar da biodiversidade?

Para que servem as plantas, animais, que nos rodeiam? E as coisas estranhas que se encontram no solo? E se vos dissessem que sem a biodiversidade o Homem não pode viver? Não tínhamos água, ar limpo, comida. Será isto verdade? Os participantes ficaram a conhecer estas e outras histórias sobre biodiversidade.

Maria Amélia Martins-Loução, cE3c – Faculdade de Ciências da ULisboa / Sociedade Portuguesa de Ecologia

Conversa 125 participantes

Quem quer ser um especialista em Estudos Internacionais?

O que são os Estudos Internacionais? Qual o país africano com maior número de partidos políticos registados? Quem preside o Conselho da União Europeia de momento? Qual o país com maior número de mulheres deputadas? Quem participou descobriu a resposta a estas e a outras questões sobre Estudos Internacionais em um quiz.

Inês Marques Ribeiro, Centro de Estudos Internacionais, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa

Quiz online 49 participantes

O microscópio ao serviço da Investigação

A microscopia constitui uma arma poderosa na investigação de rochas. Com o seu auxílio, é possível analisar diversas características que, de outra forma, são impossíveis de determinar. Nesta atividade todos puderam conhecer algumas dessas características das rochas, observando imagens “ao vivo”.

Nuno Leal, Departamento de Ciências da Terra – Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA

Workshop 60 participantes

Diz-me o que queres comer, eu digo-te como cozinhar

Quem participou ficou a conhecer as estratégias de preparação e confeção de alimentos da Dieta Mediterrânica e como estas estratégias potenciam o sabor e o consumo dos alimentos.

Cláudia Viegas, ES de Tecnologia da Saúde de Lisboa | Anna Lins, ES de Hotelaria e Turismo do Estoril

Conversa 112 participantes

INE City

Os participantes que acompanharam o INE City descobriram, em jogo, o que é ser o presidente de uma câmara municipal. Com um orçamento que podes gastar na construção de equipamentos para a população da tua cidade. Consoante a gestão que fizeres desse orçamento, serás reeleito ou não. 

Cláudia Nunes, CEMAT – Instituto Superior Técnico – ULisboa

Jogo 71 participantes

O que a ciência nos conta sobre o Alto de São Bento?

Conhecer o Alto de São Bento, um Cabeço, que é em si um miradouro natural foi o objetivo dessa atividade. Desde o sopé, onde ficaram a saber qual a importância de algumas das paisagens do Alentejo e entender o valor florístico presente, até ao topo, onde os afloramentos graníticos se tornam mais evidentes, num verdadeiro laboratório a céu aberto onde poderás observar os fenómenos geológicos que têm moldado esta região ao longo do tempo. Através dos olhos de investigadores das áreas da geologia e botânica, os participantes descobriram espaços que conservam patrimónios históricos e culturais, num passeio deslumbrante com muito para contar.

Universidade de Évora

Visita guiada 35 participantes

À conversa com investigadores portugueses no CERN

Nesta atividade puderam falar com vários investigadores portugueses que trabalham no CERN, ficaram a saber o que lá se faz e perceber porque a física de partículas é tão importante, não só para a ciência, como para a evolução tecnológica e para a sociedade. Os participantes fizeram ainda uma visita à caverna de ATLAS recorrendo a realidade virtual, que serviu de aperitivo para a transmissão que será feita na Noite Europeia dos Investigadores. E não faltaram perguntas!

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP-Minho) e Escola de Ciências da UMinho

Conversa e visita virtual 50 participantes

A Ciência do Halloween

O folclore do Halloween representa um património cultural presente na cultura pop mundial. Neste jogo, os participantes ficaram a trabalhar os factos científicos subjacentes ao Halloween e desvendaram a realidade natural por detrás das criaturas míticas desse universo. Foram abordadas questões relacionadas com a Biologia (sanitarismo, doenças crónicas e raras, ecologia, zoologia, nutrição, vetores de doenças) e com a Química (reações químicas).

Escola de Ciências da UMinho

Quiz online 30 participantes

Back to Top