27 setembro 2022 | ONLINE
O Dia Aberto da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), pretende aproximar a ciência dos jovens de todas as idades. A edição de 2022 é dedicada à “Ciência para todos- Inclusão e sustentabilidade” e está aberta para todas as escolas e respetivos estudantes, professores e encarregados de educação.
Participa nas atividades, workshops e palestras que prometem divertir, ensinar e desmistificar a ciência.
A entrada é livre.
10h00
Que polinizador é este? Descobre os teus polinizadores preferidos!
Vem conhecer os polinizadores da nossa região, os seus modos de vida e a importância que têm para a sustentabilidade da produção dos nossos alimentos.
FlOWer Lab; CFE – Centro de Ecologia Funcional; iiiUC – Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra; Universidade de Coimbra
Conversa
45 minutos
Qualquer idade
10h45
Torna-te vidraceiro por um dia!
Quiz que dará a oportunidade aos participantes de criar um objeto de vidro de modo a compreender as matérias-primas utilizadas no fabrico deste material altamente sustentável.
Laboratório HERCULES – HERança CULtural, Estudos e Salvaguarda, Universidade de Évora
Quiz
15 minutos
3.º ciclo do ensino básico (7.º ao 9.º ano), Ensino secundário (10.º ao 12.º ano)
11h00
Detetives das Emoções – versão Stepped-Care
Esta dinâmica destina-se a ensinar algumas das estratégias e jogos do programa de intervenção “Detetives das Emoções – versão Stepped-Care”. Iremos dinamizar com os participantes estratégias de flexibilidade cognitiva e exposição emocional, utilizadas na intervenção com crianças com perturbações emocionais.
CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental; FPCEUC – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; iiiUC – Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra; Universidade de Coimbra
Demonstração/Jogo
45 minutos
1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º ano), 2.º ciclo do ensino básico (5.º e 6.º ano), 3.º ciclo do ensino básico (7.º ao 9.º ano)
11h45
A maravilhosa diversidade das formigas além das vermelhas e pretas
Nos jardins, nos passeios, dentro de casa, nas cidades, ou lá fora no campo e nas florestas, as formigas são os insetos que mais comumente podemos encontrar. Mas alguma vez paraste para as observar de perto? Nesta atividade vais poder ver estas criaturas, aumentadas centenas de vezes através dos microscópios do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e descobrir um maravilhoso mundo!
Universidade de Lisboa – Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Workshop
30 minutos
2.º ciclo do ensino básico (5.º e 6.º ano), 3.º ciclo do ensino básico (7.º ao 9.º ano)
13h00
Vem conhecer a sala-limpa do INL
Vídeo explicativo e interactivo para dar a conhecer a sala limpa (clean room) do INL.
INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory
Vídeo
15 minutos
Qualquer idade
14h00
River2Ocean – Descobre a biodiversidade dos rios e zonas costeiras da região do Minho
O que sabes sobre a biodiversidade aquática da região do Minho? Conheces as suas espécies nativas, algumas com grande valor económico e cultural, e as principais ameaças a que estão sujeitas? Nesta conversa, que funcionará como visita guiada, vais aprender como a biodiversidade varia ao longo dos principais rios e da sua zona costeira. Vais conhecer melhor grupos de animais e plantas que, apesar de desconhecidos do público em geral, são muito importantes para perceber a qualidade biológica da água. Irás também identificar as principais ameaças à biodiversidade nestes ecossistemas, com particular atenção para as espécies invasoras presentes nesta região.
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Conversa
30 minutos
Ensino secundário (10.º ao 12.º ano)
15h00
Património da sociabilidade eborense
Apresentação ao público escolar das formas de sociabilidade contemporâneas que emergiram durante os séculos XIX e XX, a partir de um caso concreto, a cidade de Évora. Estreia de documentário (c.23 minutos), produzido pelo CIDEHUS no âmbito da iniciativa Memória do Tempo, que procura compreender a história e o património material das associações de sociabilidade da cidade de Évora, cujos vestígios permanecem. Após a visualização do vídeo, acede à ficha de atividade disponível na descrição do vídeo.
CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade, Universidade de Évora
Visionamento de documentário
45 minutos
3.º ciclo do ensino básico (7.º ao 9.º ano), Ensino secundário (10.º ao 12.º ano)
15h30
Proteção solar amiga da pele e do mar
Sabias que os protetores solares, ao absorverem os raios ultravioletas, são essenciais para prevenir o envelhecimento e o cancro da pele, mas que são também responsáveis por milhares de toneladas de químicos poluentes que todos os anos chegam ao mar? Nesta atividade mostraremos como protetores solares físicos, à base de nanopartículas lipídicas que refletem a radiação UV em todas as direções, podem ser a solução para este problema. São eficazes, biocompatíveis, não poluentes e ainda hidratam e protegem a pele.
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Demonstração
30 minutos
Ensino secundário (10.º ao 12.º ano)
16h00
Cidades energeticamente inteligentes e amigas do legado histórico
Vem descobrir como uma simples aplicação pode ajudar na construção de uma cidade mais sustentável e amiga do ambiente. Testada primeiro em ambiente turístico, sendo uma ferramenta de apoio tanto à cidade como ao turista, a mesma ferramenta está agora em fase de experimentação como medida de apoio ao desenvolvimento de cidades energeticamente inteligentes.
CTS UNINOVA, NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA
Conversa
45 minutos
3.º ciclo do ensino básico (7.º ao 9.º ano), Ensino secundário (10.º ao 12.º ano)
16h45
A impressão 3D pode ajudar a Saúde. Como?
A impressão 3D tem uma grande aplicação na área da saúde e o seu potencial é amplamente reconhecido. O 3D Printing Center for Health, criado pelos centros de Investigação LIBPhys e UNIDEMI e pelo Fablab FCT, tem como principal objetivo promover, coordenar e aplicar atividades de desenvolvimento tecnológico com impacto social na área da saúde e independência funcional, com recurso à impressão 3D, através da integração de conhecimentos interdisciplinares nas áreas da Medicina e das Engenharias.
Nesta atividade será apresentado o 3D Printing Center for Health e como são desenvolvidas próteses E-nable e dispositivos de apoio com recurso à impressão 3D.
3D Printing Center for Health, LIBPhys, FCT FabLab, UNIDEMI, NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA
A indicar
45 minutos
Ensino secundário (10.º ao 12.º ano)
17h30
Sequenciação portátil
Esta atividade focar-se-á na tecnologia de sequenciação de última geração Oxford Nanopore que permite determinar sequências nucleotídicas e de proteínas em larga escala. Durante a atividade serão abordados os seus princípios de funcionamento assim como gama de aplicações. De destacar que devido às dimensões dos dispositivos de sequenciação assim como requisitos operacionais, é possível usar esta tecnologia em “virtualmente” qualquer lugar, conferindo-lhe um caráter portátil com grande potencial de aplicabilidade.
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Demonstração
30 minutos
Qualquer idade