Sobre a Noite Europeia dos Investigadores 24/25

O mote “Ciência para o Desafios Globais” é o tema de reflexão e sensibilização junto do público na Noite Europeia dos Investigadores para o biénio 2024/25.

Este grande evento de ciência envolve nove parceiros de peso na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade nas quatro cidades através do consórcio ‘SCIGLO – Science for Global Challenges”.

Nas noites de 27 de setembro de 2024 e de 26 de setembro de 2025, vários investigadores desenvolverão atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.

Um dos objetivos do projeto e das iniciativas programadas é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade. Não obstante, o grande objetivo do consórcio é dar a palavra às comunidades e aproximar os investigadores e a ciência da sociedade civil. A ideia não é apenas a sensibilização passiva e unidirecional, mas antes criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Consórcio

Na Grande Lisboa, a Universidade de Lisboa coordena o consórcio através do seu Museu Nacional de História Natural e da Ciência e atuam também os parceiros Universidade Nova de Lisboa representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa.

No Centro do país, o consórcio conta com a Universidade de Coimbra, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar e com os seus centros de investigação, e no Norte com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga. Já no Sul, são parceiras a Universidade de Évora e as suas várias escolas.

Back to Top