Lisboa

Entidade dinamizadora: ULISBOA-IST
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Apresentação sobre o património hidrológico Português e Ibérico das águas minerais naturais termais e seus efeitos na saúde e sociedade; Workshop com degustação de diferentes águas minerais naturais engarrafadas e exemplo prático de quantificação química da água mineral natural do séc .XIX; curiosidades da água mineral termal de Cabeço de Vide.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC-CQB
Espaço: Serviços Educativos/ MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade pretende mostrar-se uma tecnologia inovadora que permite fixar agentes anti-incrustantes sintéticos em revestimentos poliméricos, que atuaram como revestimentos antiincrustantes sem libertação de agentes tóxicos para o meio aquático - tecnologia não tóxica e amiga do ambiente.
Entidade dinamizadora: Escola Superior de Educação João de Deus
Espaço: Átrio / MUHNAC Piso 0
Descrição: Neste espaço funcionarão duas atividades: Alterações climáticas: monitorização dos parâmetros físico-químicos da água do mar e Alterações climáticas – monitorização das espécies na zona entre-marés.
Entidade dinamizadora: MARE
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Nesta atividade os investigadores do MARE irão mostrar como se estudam as migrações dos peixes, como se observam as ostras dos nossos estuários e as microalgas ao microscópio; irão descobrir-se espécies exóticas, aprender sobre os tubarões da nossa costa e conhecer produtos inspirados nos organismos marinhos. Termine a sua viagem com um mergulho virtual no mar português, porque uma experiência vale mais que mil palavras.
Entidade dinamizadora: IPMA
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: A atividade consiste num jogo educativo do género “Caça ao Tesouro” que poderá ser realizada individualmente ou em equipa. O jogo simulará a participação no programa GelAvista como voluntário, passando pela observação dos organismos e pela recolha da respetiva informação de cada avistamento. Esta atividade tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a biodiversidade marinha.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-Instituto Dom Luiz
Espaço: Sala Multiusos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Jogo de estratégia em tempo real que simula a rede elétrica. Permite o controle de centrais elétricas de diferentes fontes de energia, gestão de recursos, investimento em energias renováveis, ajustando procura e oferta.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-Instituto Dom Luiz
Espaço: Sala Multiusos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade, os participantes deverão construir cidades sustentáveis com os materiais disponíveis e fazer algumas escolhas acerca da produção e consumo da sua cidade.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-Instituto Dom Luiz
Espaço: Sala Multiusos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Um jogo em que os participantes colocam pesos dentro de um recipiente ligado a um popper, que ao atingir um peso crítico, explode, simulando uma erupção explosiva. Esta atividade demonstra a imprevisibilidade das erupções dos vulcões e a acumulação de pressão na câmara magmática que provoca erupções explosivas.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-Instituto Dom Luiz
Espaço: Sala Multiusos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Simulação de ondas de tsunamis. Sensibilização do público para a prevenção e medidas de proteção em caso de tsunami.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-ISA-LEAF
Espaço: Claustro/ MUHNAC Piso 0
Descrição: As nossas cidades seriam irreconhecíveis sem plantas. Nesta atividade venha ver como as nossas tradições culturais e gastronómicas se podem combinar na perfeição com uma vida sustentável nas cidades e com a preservação/armazenamento das nossas mais importantes leguminosas tradicionais.
Entidade dinamizadora: BioDiversity4All
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Dar a conhecer o projeto BioDiversity4All que tem, desde o verão de 2018, um novo site e aplicação móvel. Realizar atividades de registo de espécies através da aplicação móvel e usando o jogo "Quem quer ser um Naturalista amador?" ficar a conhecer melhor a biodiversidade de Portugal.
Entidade dinamizadora: SPEN
Espaço: Sala da Baleia / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade, em forma de jogo, os participantes serão convidados a conhecer o ciclo de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa). Os participantes serão ainda convidados a conhecer as medidas que podem ser implementadas para controlar a espécie e diminuir o contacto com o homem e os animais de estimação.
Entidade dinamizadora: LNEG
Espaço: Exp. Participativa da Física / MUHNAC Piso 1
Descrição: O LNEG é um Laboratório de Estado de investigação, demonstração e desenvolvimento tecnológico cuja missão é promover a inovação tecnológica para o desenvolvimento da economia.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENSE
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Utilizando um sistema de informação geográfica os visitantes podem selecionar uma qualquer cidade e uma freguesia em Portugal e verificar qual a vulnerabilidade do conforto térmico das habitações no clima atual e em 2050.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENSE
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: O bairro de Alfama está a ser objeto de um projeto de ideação para o transformar num caso exemplar de sustentabilidade em centros históricos. A atividade desafiará os participantes a submeterem ideias disruptivas em diversos domínios como energia limpa e eficiente, mobilidade limpa, espaços públicos resilientes ao clima, produção de alimentos, novos modelos de negócio locais, economia circular, e soluções baseadas na natureza, entre outros, com vista a Alfama Sustentável.
Entidade dinamizadora: SPBD
Espaço: Sala Azul / MUHNAC Piso 1
Descrição: A atividade terá como objetivo explicar ao grande público (com um destaque particular aos mais novos) o que é a Biologia do Desenvolvimento. Para tal, teremos em exposição exemplos de vários tipos de embriões que são usados como modelo em investigação (exemplo: ratinho, galinha, peixe-zebra), alguns dos quais poderão ser observados com a ajuda de lupas/microscópios.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENSE
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Os visitantes podem desenhar planos para melhorar a sustentabilidade do sistema energético da cidade de Évora em 2030. Cada plano é seguidamente avaliado no que respeita à redução de emissões de gases de efeito de estufa, custos associados e aceitabilidade.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENIMAT/i3N
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Atividade conjunta de duas temáticas com demonstradores lúdicos e experimentais:
1 - Os efeitos das alterações climáticas em património construído de impacto internacional, com apresentação de casos de estudo do projeto H2020 HERACLES.
2 – Os revestimentos em azulejo dos edifícios e monumentos nacionais exposto a condições ambientais adversas como património a valorizar e conservar, com demonstração dos efeitos físico-químicos, estruturais e biológicos sobre diversas peças.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-IST-CERENA
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Nesta atividade os participantes poderão observar, para diferentes materiais pétreos, os efeitos dos incêndios, tendo por base simulações laboratoriais com diferentes temperaturas. Procurar-se-á levar amostras desses materiais assim como resultados de algumas alterações induzidas em características físicas, mecânicas e mineralógicas.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENIMAT/i3N
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Atividade conjunta de duas temáticas com demonstradores lúdicos e experimentais:
1 – Os biossensores em papel como meio de diagnóstico e de identificação de contaminantes fúngicos e bacterianos em materiais do património cultural como pergaminho, papel, vidro e pedra.
2 - A importância das matérias primas desde a pré-história até aos nossos dias no contexto do desenvolvimento Europeu como ferramenta de atividades de turismo cultural e preservação de locais mineiros de interesse histórico na Europa.
Entidade dinamizadora: INIAV
Espaço: Príncipe Real
Descrição: A camarinha, Corema album (L.) D. Don da família das Ericáceas, é uma espécie dioica endémica das dunas atlânticas da Península Ibérica. Os frutos, além da sua cor distinta branca e de sabor doce, apresentam um valor nutritivo elevado e características importantes quanto à sua composição em antioxidantes. O vídeo "Camarinha - um pequeno fruto de grande potencial" (INIAV & EPVR, 2015) e a mostra de plantas e frutos permitem dar a conhecer este pequeno fruto de grande potencial.
Entidade dinamizadora: INIAV
Espaço: Príncipe Real
Descrição: As florestas enfrentam ameaças de diferentes tipos, para além das secas prolongadas e dos incêndios. Vamos conhecer alguns organismos (insetos, nemátodes e fungos) que todos os anos são a causa da morte de milhares de árvores, em Portugal e em todas as partes do mundo.
Entidade dinamizadora: Ordem dos Biólogos
Espaço: Jardim do Príncipe Real
Descrição: Extracção de DNA e testes Elisa para determinação de grau de imunidade (Kit Imunogenius)
Entidade dinamizadora: GEAL / Museu da Lourinhã
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Esta atividade irá demonstrar como são extraídos os fósseis de dinossauro da rocha e como depois se montam os esqueletos destes animais.

Entidade dinamizadora: ULHT-CBIOS
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade, serão apresentados os diversos passos de desenvolvimento de sistemas de veiculação, aplicáveis a medicamentos, suplementos alimentares, cosméticos e dispositivos médicos.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-Colégio Mente-Cérebro
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: O objetivo desta atividade é sensibilizar a população para a melhoraria da sua qualidade de vida através da adopção de hábitos de vida saudável. Irá mostrar-se como o envelhecimento ativo é fundamental para manter um estilo de vida saudável, quais as alterações que ocorrem no nosso cérebro ao longo do envelhecimento e quais as consequências que a ausência de hábitos saudáveis pode ter no cérebro.
Entidade dinamizadora: CIS-IUL
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: A atividade visa promover o conhecimento acerca do teor de açúcar de alimentos processados através da realização de diferentes jogos (e.g., correspondência entre alimentos e quantidade de açúcar).
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FM-iMM
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade, os visitantes vão observar ao microscópio diferentes células e as estruturas que as compõem. Vão ainda experimentar a sorte num jogo da glória gigante de viagens dentro desta cidade e descobrir nos vários caminhos como funciona o centro de energia da célula.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FF-iMed
Espaço: Lab. Pirognósticos / MUHNAC Piso 0
Descrição: Preparação de um gel esfoliante de aplicação tópica com diferentes cores e cheiros. Para tal utiliza-se um carbómero intumescido que, após adição, de uma base gelifica. Dar a perceber o conceito da criação de uma preparação farmacêutica/cosmética.
Entidade dinamizadora: UNL-IHMT-GHMT
Espaço: Lab. Pirognósticos / MUHNAC Piso 0
Descrição: Serão disponibilizadas informações e materiais lúdicos (trípticos, jogos, filmes animados) de suporte à divulgação do projecto HAITooL, por forma a contactar com o público mais novo (e seus familiares), promovendo a sensibilização na comunidade acerca da temática do combate às infecções associadas aos cuidados de saúde e a resistência aos antibióticos.
Entidade dinamizadora: IGC
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Esta atividade tem como objetivo analisar a transmissão de doenças infecciosas; convida-se os visitantes a participar num jogo interativo, que os conduz pelo dia-a-dia na cidade, desde casa até ao trabalho, passando pelos transportes públicos, com o objetivo de ilustrar a facilidade de contaminação através de superfícies e perceber como uma simples lavagem de mãos pode reduzir esta contaminação.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CIBIO-Requimte
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Em cada célula existe um sem número de enzimas que estão envolvidas em processos tão distintos como a divisão celular ou a obtenção de energia. Nesta atividade, de forma a estudar a sua função e estrutura, iremos isolar e identificar a enzima catalase, e verificar a acção de uma protease (degradação de outras proteínas - proteólise).
Entidade dinamizadora: UNL-FCM
Espaço: Exp. Reis da Europa Selvagem / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade os investigadores mostram de um modo interativo e dinâmico de que forma a ciência impulsiona avanços na área biomédica. Com recurso a modelos animais mostra-se a importância da investigação na criação de conhecimento indispensável para melhorar a nossa saúde e consequentemente a nossa qualidade de vida.
Entidade dinamizadora: ESHTE
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Exposição de livros e trabalhos de investigação no âmbito do turismo, cultura e gastronomia, relacionados com os temas do património cultural, intergeracionalidade, qualidade de vida nas cidades contemporâneas, saúde e nutrição.
Apresentação do projeto "redução de sal na restauração" com prova de avaliação sensorial de sopas para os participantes. Apresentação do produto “Lu(gu)mimosas" - churro de leguminosas que brilha no escuro e do projeto The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe.
Entidade dinamizadora: Champalimaud Research - Fundação Champalimaud
Espaço: Sala da Baleia / MUHNAC Piso 0
Descrição: Atividade em que os visitantes poderão jogar o jogo hexxed e terão de resolver puzzles de dificuldade crescente; os cientistas irão recolher dados em tempo real, relacionados com as ações do jogador. No final estes dados serão discutidos e serão exploradas ideias sobre como funciona o processo de tomada de decisão e de aprendizagem durante o jogo.

Entidade dinamizadora: ULISBOA-FL-CH
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade recorrerá a uma apresentação audiovisual baseada em cartografia histórica, exibição de pósteres e material de apoio diversificado onde serão assinaladas as diversas implantações da universidade no espaço urbano lisboeta. Para públicos mais jovens será criado um jogo de tabuleiro, baseado no tradicional jogo da glória.
Entidade dinamizadora: UNL-FCSH-CHAM
Espaço: Sala Azul / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade pretende mostrar algumas das atividades científicas e de divulgação sobre o património cultural da Antiguidade; convidam-se os participantes a moldarem e manusearem réplicas de objetos arqueológicos da Antiguidade Oriental.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FL-CH
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: A história de Lisboa encontra-se por todas as ruas e esquinas da cidade, e também em museus e arquivos. Nesta atividade os participantes são convidados a reconhecer algumas letras do alfabeto de palavras contidas em documentos antigos e a identificar vários locais de Lisboa antiga, recorrendo-se a jogos interactivos.
Entidade dinamizadora: UNL-FCSH-CICS.NOVA
Espaço: Sala da Baleia / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade, com a máxima Problematiza local, pensa global, propõem-se alguns jogos interativos (quizz), enigmas e construção de origamis e um questionário, procurando dar a conhecer uma das formas de promover a conexão entre património, conhecimento e ciências.
Entidade dinamizadora: DGPC
Espaço: Sala da Baleia / MUHNAC Piso 1
Descrição: Neste espaço irão realizar-se três atividades que pretendem dar a conhecer e alertar, para os perigos que afectam os sítios arqueológicos e o papel da tecnologia e da área da conservação na procura de soluções inovadoras e ecológicas para a proteção do património arqueológico: Identifique os perigos nos sítios, Descubra as diferenças e Reconstruir os efeitos dos perigos.
Entidade dinamizadora: UNL-FCSH-CESEM
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso1
Descrição: Esta atividade apresentará a variedade e complexidade das fontes musicais utilizadas na investigação através da demonstração de particularidades na notação musical, detalhes codicológicos, o seu uso em contextos urbanos e a interpretação prática; utilizar-se-ão réplicas de instrumentos da época.
Entidade dinamizadora: UNL-FCSH-IEM
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso1
Descrição: A partir de uma representação de Lisboa do século XVI propõe-se uma viagem pela Lisboa medieval, procurando identificar os marcos fundamentais de uma cidade que em larga medida, desapareceria após o terramoto de 1755, para que se percebam as sobrevivências mas também as profundas alterações que marcaram a história da cidade.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FL-UNIARQ
Espaço: Sala Azul / MUHNAC Piso 1
Descrição: Conjunto de atividades, onde se incluem oficinas direcionadas para o público infanto-juvenil, que procuram dar a conhecer projetos de arqueologia urbana como o estudo da origem pré romana da cidade de Lisboa, a evolução de Scallabis a Santarém, a cidade romana de Ammaia (Marvão) ou Laccobriga (Lagos).
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, CEI-IUL
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Através de puzzles e quizzes: Quantos países conhece?, O que é a corrupção? e Qual o papel das mulheres na região do Médio Oriente? irão mostrar-se como os estudos internacionais estão presentes de diversas formas na nossa sociedade.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC / UNL-FCT CIUHCT
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade é orientada para um público-alvo júnior e pretende ilustrar a evolução da ciência em Lisboa, assim como dar a conhecer algumas reflexões utópicas produzidas no passado. É pedido ao público que desenhe em papel de cenário contínuo aspetos de uma Lisboa imaginada, enquanto cidade científica para o ano 3000.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CHARM / UNL-FCT-LAQV-Requimte
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade poderá ver como é que se identifica a composição química de um objeto em plástico e como essa identificação é tão importante para nós, não só para o estabelecimento de estratégias de conservação, mas também para o conhecimento sobre a indústria transformadora do plástico em Portugal.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENIMAT/i3N
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade irá ser observada a superfície corroída de moedas verdadeiras e antigas, através de lupas; pretende dar-se a conhecer a materialidade das moedas e a sua degradação, bem como a corrosão em meios aquáticos/subaquáticos.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-CENIMAT/i3N
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: Pretende dar-se a conhecer artefactos feitos de bronze e a sua degradação ao longo do tempo, partindo de exemplares anteriores à ocupação Romana até aos sinos. Estas atividades contemplam a observação em microscópios/lupas, demonstrações e jogos/quizzes de como é que o bronze corrói ao longo do tempo e as suas implicações na microestrutura e na resistência estrutural da peça.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT-LIBPhys
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Nesta atividade iremos mostrar um vídeo sobre o património da antiga Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, a qual preserva in situ um conjunto de equipamentos operacionais. Após uma visita virtual à antiga Fábrica de Pólvora, os visitantes poderão contribuir para a sua manutenção através da identificação de alguns destes materiais pela técnica de espectroscopia de fluorescência de raios-X (XRF).
Entidade dinamizadora: ULisboa-FP
Espaço: Lab. Química Analítica / MUHNAC Piso 0
Descrição: Nesta atividade serão exploradas as múltiplas significações do exercício de bobinar linhas de Cobre (Cu) partindo da exposição Winding.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-ICS
Espaço: Exp. Aventura da Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Apresentações e atividades relacionadas com projetos científicos desenvolvidos no ICS, nas áreas da Geografia, Sociologia, História e Antropologia Urbanas. Sugere-se um quiz em formato de Jogo de Tabuleiro, apresentação de posters e inquérito dinâmico web-based relacionado com o tema.
Entidade dinamizadora: MUHNAC
Espaço: Exp. Moranças/ MUHNAC Piso 0
Descrição: Qual é a nossa percepção de uma fotografia antiga? Como aprender a identificar fotografias através da lupa binocular? Aprenda a distinguir entre fotografia analógica e digital, fotografias originais e cópias. Que cuidados básicos a ter na preservação de fotografia: o exemplo da exposição Moranças
Entidade organizadora: ISCTE-IUL, CRIA-IUL
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: A apresentação consiste numa performance, a partir do uso da fotografia enquanto discurso antropológico e decolonial. A fotografia trata de uma crítica à ideia de monumentos/patrimónios que celebram as “descobertas”; decorrerá ainda uma instalação sonora que acompanha a performance.
Entidade organizadora: ISCTE - IUL, CIES / UFF
Espaço: Claustro | MUHNAC Piso 0
Descrição: Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil (FCT/CAPES) é um projeto de intercâmbio luso-brasileiro que tem promovido o diálogo e a partilha de pontos de vista sobre as cidades do Rio de Janeiro e de Lisboa. Um coletivo de antropólogos, sociólogos e historiadores desenvolveram esta colaboração transatlântica ao longo de três anos (2016-18) contribuindo para o aprofundamento do conhecimento sobre a construção dos estudos urbanos em língua portuguesa. As pesquisas etnográficas levadas a cabo exploraram o universo de algumas das práticas artísticas que estão a construir o património cultural da nossa metrópole lisboeta. Para além de conversar com membros da equipa portuguesa e brasileira venha ainda:
Conhecer os Guias da Quinta do Mocho e os murais do bairro que se tornou uma das maiores galerias de arte urbana a céu aberto da Europa.
Criar o teu próprio Mural! Desafiamos os participantes de todas as idades a criarem o seu próprio Mural.

Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC, CQB
Espaço: Sala dos Serviços Educativos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade mostra-se-á o modo como os carvões activados funcionam como absorventes de compostos poluentes presentes no meio aquático, nomeadamente compostos farmacêuticos (projecto LIFE-IMPETUS)
Entidade dinamizadora: ISEL, ADF
Espaço: Lab. Cyrillo Soares / MUHNAC Piso 1
Descrição: A ADF irá apresentar atividades para mostrar como é que a Física explica e quantifica alguns dos fenómenos do dia-a-dia, nos quais as vibrações - mecânicas ou outras - estão na base da sua origem.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC, CQB
Espaço: Sala dos Serviços Educativos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade pretende ilustrar-se como é que a química pode intervir e contribuir para a produção de bioplásticos “amigos do ambiente”. Pretende dar-se a conhecer quais são as vantagens e desvantagens associadas a estes bioplásticos emergentes obtidos a partir de fontes ou recursos de base natural, como por exemplo o leite.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC, CQB
Espaço: Sala dos Serviços Educativos/MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade irão explicar-se e demonstrar-se os processos químicos envolvidos no fabrico e decoração de bens culturais, na degradação de materiais e na utilização de novos compostos, que permitirão uma melhor preservação dos mesmos.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC, CQB
Espaço: Sala dosServiços Educativos/ MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade será mostrado como, utilizando diferentes reagentes, é possível detetar a presença de compostos com atividade antioxidante não apenas em bebidas como o chá e o café ou em frutas como a melancia, a romã e as uvas, mas ainda no óleo essencial de ervas aromáticas usadas na culinária como o alecrim, o tomilho e a sálvia.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-IST, CQFM
Espaço:Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Onde está a saída? Quando a luz se apaga acontecem fenómenos estranhos... luzes brilhantes surgem do nada e invadem a cidade. Vem descobrir o que é a luminescência e onde ela se esconde. Terás que enfrentar um esqueleto, mas com as nossas super-pulseiras vais estar protegido! Em caso de emergência escreve uma mensagem de socorro. Estás preparado ou tens medo do escuro?
Entidade dinamizadora: ISEL, CEEQ
Espaço: Claustro/ MUHNAC Piso 0
Descrição: Esta atividade pretende demonstrar como a investigação na área da química tem vindo a contribuir para o bem- estar da Sociedade e para a preservação do património cultural. A Química na Dieta Mediterrânica, nas águas e refrigerantes que bebemos, nos produtos de limpeza doméstica e de higiene pessoal que utilizamos diariamente são alguns dos temas a explorar nas atividades experimentais que se propõem.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, UCIBIO
Espaço: Lab. Cyrillo Soares/ MUHNAC Piso 1
Descrição: O cheiro da fruta boa é diferente do cheiro de fruta má. Sabias que há equipamentos que conseguem cheirar os alimentos? Sabias que até as bactérias têm cheiro? E a tua respiração? Vem descobrir os narizes electrónicos que conseguem cheirar os aromas do dia a dia.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, CENIMAT/i3N
Espaço: Lab. Cyrillo Soares/ MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade irá ver em funcionamento uma janela translúcida que se torna transparente com aplicação de campo elétrico e ficará a conhecer os princípios básicos de funcionamento e principais constituintes envolvidos na construção do sensor. Serão mostrados filmes coloridos produzidos sem pigmentos, que imitam a organização estrutural de cutículas de escaravelhos.
Entidade organizadora: Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Espaço: Exp. Participativa da Física
Descrição: Neste espaço irão ocorrer três atividades onde se identificarão os nomes das constelações e onde se vai comparar o Sol com outras estrelas; irão descobrir-se o grande número de estrelas que não conseguimos ver nas cidades e construir um modelo da sua distribuição por algumas das constelações do céu de verão. Por fim, venha observar pelo telescópio objetos celestes (sujeito às condições meteorológicas).
Entidade organizadora: NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Observação do céu noturno com telescópio (sujeito às condições atmosféricas)

Entidade dinamizadora: Circo Matemático
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Equipados com baralhos, cordas, bolas de esponja e a já conhecida jardineira cor-de-laranja, nesta atividade partilhar-se-á o entusiasmo por esta disciplina através da sua matemagia e colocar-se-á em prática perto de uma década de pesquisa em Matemática Recreativa.
Entidade dinamizadora: ULISBOA, MUHNAC
Espaço: Exp. Jogos Matemáticos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Desde uma simples compra até às mais complexas questões do quotidiano, embora este facto não seja sempre evidente. Alguns ramos e resultados desta ciência nasceram de atividades lúdicas. Escolhemos os jogos e o origami, pelo apelo misterioso que exercem, para ilustrar o quanto a Matemática influencia o nosso modo de vida.
Entidade dinamizadora: Associação Ludus
Espaço: Exp. Jogos Matemáticos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Ábacos, réguas de Napier, réguas de cálculo, calculadoras mecânicas foram alguns dos instrumentos de cálculo numérico que se inventaram ao longo do tempo. O desafio é utilizá-los e realizar cálculos segundo técnicas de outros tempos. Mostraremos também alguns modelos históricos da Coleção do MUHNAC e daremos especial destaque ao ábaco criado por Gerbert d'Aurillac (946-1003), o papa Silvestre II.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, CMA
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade a Teoria de Grafos é utilizada para determinar a viabilidade de implementação de procedimentos de segurança e, em caso afirmativo, qual a forma de os aplicar.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, CMA
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Um museu pretende adquirir novas peças de arte e para tal foi elaborada uma lista com as peças que seria interessante adquirir. É conhecido o custo de cada peça assim como o número de novos visitantes que o museu pode vir a ter caso compre essa peça. O responsável pelo museu gostaria de adquirir todas as peças da lista mas infelizmente dispõe de uma quantia limitada de dinheiro para gastar. Como deve ser escolhido o melhor conjunto de peças para comprar?
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, CMA
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Uma parede do museu ricamente decorada com frisos e padrões de azulejos, desabou. Como pode um matemático ajudar na sua reconstituição? Vamos aprender mais sobre frisos e padrões!

Entidade dinamizadora: ULISBOA-FA, FAJúnior
Espaço: Sala dos Serviços Educativos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Atividade que tem por base a experimentação plástica associada a temáticas da arquitetura, do urbanismo e do design, baseado na arte tradicional japonesa de recorte do papel - kirigami. O sentido desta atividade é motivar a imaginação e capacidade criativa do público em geral.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FA
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Demonstração dos projetos: "Uma metodologia de avaliação da componente sociocultural da paisagem fluvial urbana", Uma ferramenta de seleção e edição de nuvens de pontos e Demonstração de Prototipagem Rápida

Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, ISTAR-IUL
Espaço: Exp. Reis da Europa Selvagem/ MUHNAC Piso 1
Descrição: As tecnologias digitais podem desempenhar um papel fundamental na aquisição, tratamento e partilha de informação. Nesta atividade vamos mostrar soluções que, através do uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada permitem visualizar as cidades e o seu património arquitetónico através de diversos meios.
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, CIS-IUL
Espaço: Exp. Aventura na Terra/ MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade consiste numa demo interativa entre robôs e crianças. As crianças podem brincar com os robôs construindo histórias e utilizando-os como se fossem uma personagem das suas histórias, estimulando-se processos de criatividade coletiva.
Entidade dinamizadora: ULHT, CICANT
Espaço: Sala da Baleia/ MUHNAC Piso 1
Descrição: São propostas diversas actividades para promover o maior conhecimento e mudança de comportamentos em relação aos Oceanos. Vídeos imersivos em 360º, jogos para tablet e telemóvel e concursos de Literacia do Oceano são as principais actividades a serem desenvolvidas; apresentar-se-ão também vídeos de curta duração sobre os desafios do turismo costeiro, pesca sustentável, microplásticos e energias renováveis marinhas.
Entidade dinamizadora: INESC TEC / IPT
Espaço: Exp. Reis da Europa Selvagem/ MUHNAC Piso 1
Descrição: O Conta-me Histórias é uma plataforma web que tem como objetivo sumarizar notícias de um longo período de tempo fazendo uso dos dados preservados pelo Arquivo.pt, oferecendo ao utilizador uma narrativa temporal a partir de notícias sobre qualquer assunto.
Entidade dinamizadora: ULISBOA, IE
Espaço: Claustro/ MUNHAC Piso 0
Descrição: A App “Descobrimentos Portugueses” convida os participantes, sobretudo os mais novos, a explorarem a cidade de Lisboa, segundo diferentes dimensões (histórica, cultural, natural, patrimonial), através de itinerários centrados em temáticas associadas aos Descobrimentos Portugueses. Irá ainda acontecer um atelier de “Robots e Drones” onde o público mais jovem poderá experimentar a programação de objetos tangíveis em atividades elementares.
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, DINÂMIA'CET
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Príncipe Real 2.0 é uma experiência única em realidade aumentada, que convida todos os participantes a visitarem a Praça do Príncipe Real. Só precisas trazer o teu smartphone ou tablet, descarregar a APP BZ, (disponível na App Store e no Google Play).
Entidade dinamizadora: INESC-MN
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Demonstrações de chips com micro e nanodispositivos para detecção de campos magnéticos e luz e manipulação de líquidos à microescala – microfluidos. As plataformas de microfluídica são depois integradas com os micro e nanodispositivos originando microlaboratórios portáteis e autónomos para análise química e/ou biológica.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-IST, C2TN
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Neste espaço acontecerão duas demonstrações: O ar que respiramos – conhecer para agir e Morangos e radiações – a mistura perfeita? e uma atividades Science dating! Conversas com crianças. Estas atividades têm como objetivo mostrar de que forma a ciência poderá melhorar as condições de vida das pessoas nas cidades e contribuir para a preservação do património cultural e para o combate às alterações climáticas.
Entidade dinamizadora: ULISBOA, IDL
Espaço: Sala Multiusos / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade os participantes irão construir um robot-pintor, utilizando células solares, fios elétricos e um copo de iogurte. Após a construção, os robots são postos em ação, ou seja, postos a pintar, com energia solar (simulação com uma lanterna)
Entidade dinamizadora: ULHT, CeiED / LNEC
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Nesta atividade apresenta-se o potencial das TIC no processo de cocriação de espaços públicos inclusivos e mais atrativos; visa ainda captar, recorrendo a ferramentas e dispositivos digitais, os requisitos dos utilizadores no espaço público e as suas sugestões para transformações.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-FC, BioISI
Espaço: Príncipe Real
Descrição: A atividade proposta permite ao participante criar novos olhares sobre a Cidade, vendo a Ciência como parte integrante das suas vivências diárias. Vamos dar a conhecer aspetos inusitados e surpreendentes do passado das nossas cidades e do seu património cultural através de técnicas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Entidade dinamizadora: INESC-ID
Espaço: Exp. Reis da Europa Selvagem / MUHNAC Piso 1
Descrição: Iremos realizar dois tipos de demonstrações relacionadas com anatomia virtual: mesa de dissecação virtual onde o participante pode visualizar secções finas de um cadáver usando óculos de realidade aumentada e um tablet para fazer a reconstrução 3D de estruturas anatómicas; e espaço de realidade virtual em que o participante pode mover-se no interior de um cólon como que confinando no interior de uma gruta.
Entidade dinamizadora: UNL-FCSH, CysMus
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Ao longo desta atividade falar-se-á de música nos dias de hoje num café de ciência e apresentar-se-ão três experiências interativas com o público: quiz de música e cinema, quiz de música e o quotidiano doméstico e ainda um videojogo com património artístico digital para experienciar e interagir.
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, IT-IUL
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade visa mostrar o trabalho de investigação na área dos drones, nomeadamente ao nível dos sistemas de comando e controlo e equipamento de sensores para inspeções, com a utilização de câmaras térmicas, LIDAR e SONAR, entre outros.
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, IT-IUL
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade visa mostrar que é possível fabricar o drone com a tua criatividade.
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, IT-IUL
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Nesta atividade propõe-se montar um drone percebendo os seus componentes e os conceitos fundamentais.
Entidade dinamizadora:ISCTE-IUL, IT-IUL
Espaço: Exp. Aventura na Terra / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade visa explicar e mostrar os aspetos principais relacionados com a construção de um jogo em realidade virtual.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, VICARTE
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Iremos demonstrar e permitir aos participantes que experimentem e vejam diversas aplicações do uso do vidro no passado, presente e futuro. O público irá experimentar o uso de Trick Glasses, serão apresentadas as primeiras receitas medievais de formação de nanopartículas no interior do vidro, e serão apresentados vidros luminescentes
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, NOVA LINCS
Espaço: Sala da Baleia / MUHNAC Piso 1
Descrição: Esta atividade proporcionará uma visita guiada por diversos mosteiros da cidade de Lisboa, uma visita a uma recriação virtual da 1ª Exposição de Artes Plásticas realizada em dezembro de 1957, e ainda descobrir algumas iluminuras medievais através de um painel multitoque.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT, LIBPhys
Espaço: Claustro / MUHNAC Piso 0
Descrição: Esta atividade tem como objetivo mostrar uma tecnologia inovadora de alta sensibilidade para detecção e análise de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) específicos em concentrações vestigiais sem recorrer ao uso dos reagentes químicos, demonstrando-se a sua aplicabilidade na preservação do património cultural.
Entidade dinamizadora: ULISBOA-IST, ISR
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Nesta atividade os visitantes poderão interagir com o robô cognitivo humanóide de alcunha “Chico”, residente no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa do Instituto Superior Técnico, equivalente a uma criança de três anos; apresentar-se-á também um drone que mostrará como as técnicas robóticas avançadas podem ser úteis na inspecção de infraestruturas como pontes, barragens ou chaminés industriais.
Entidade dinamizadora: ISCTE-IUL, IT-IUL / UBI
Espaço: Jardim Botânico
Descrição: Os participantes poderão interagir com diversos tipos de antenas multi-banda, verificar as montagens associadas à recolha de energia eletromagnética com antenas vestíveis e experimentar o princípio de funcionamento de antenas em lente, por analogia com a propagação da luz de um LED.
Entidade dinamizadora: UNL-FCT
Espaço: Príncipe Real
Descrição: Nesta atividade, onde os visitantes poderão usufruir do serviço fablab utilizar-se-á uma impressora 3D que irá reproduzir o logotipo da NEI em 3D; irão estar presentes outros objetos já reproduzidos na máquina de corte a laser e corte de vinil e conhecer-se-ão alguns dos projetos desta instituição.
Entidade organizadora: FCT, FCCN, Arquivo.pt
Espaço: Átrio / MUHNAC Piso 0
Descrição: Navegue no passado e encontre informação perdida no tempo; nesta atividade vai disponibilizar-se acesso a um computador para que os participantes experimentem o Arquivo.pt, completando desafios, como por exemplo: "procurar páginas preservadas de uma escola/universidade que tenha frequentado".


A inscrição nas seguintes atividades poderá ser feita a partir das 18h do próprio dia no Átrio do MUHNAC
The registration in the activities below can be made after 6pm on the same day at MUHNAC's Atrium



18h30 (Jardim Botânico) Café de Ciência: “Alimentação: e o consumo sustentável?”
MUHNAC-ULISBOA

18h30 (Jardim Botânico) Visita guiada: Bioindicadores da qualidade do ar
MUHNAC-ULISBOA

18h30 (MUHNAC Piso 0)
Visita orientada à exposição Mar Mineral
FCUL-IDL

19h00 (MUHNAC Piso 0)
Visita orientada ao Laboratorio Chimico
MUHNAC-ULISBOA

19h00 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa “As Águas Invisíveis de Lisboa”
APRH

19h45 (Claustro / MUHNAC Piso 0)
Conversa “À mesa com uma cultura diferente”
CRIA ISCTE-IUL

20h00 (MUHNAC Piso 0)
O Museu desvenda Ciência à Cidade: o caso da Mineralogia.
MUHNAC-ULISBOA

20h00 e 20h35 (MUHNAC Piso 1)
Visita orientada à exposição Specere
MUHNAC-ULISBOA

20h30 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa “Património urbano ligado à água”
APRH

21h00 (MUHNAC Piso 0)
Visita orientada à exposição Moranças
MUHNAC-ULISBOA

22h30 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa “Alterações climáticas dos serviços de água e saneamento urbano”
CERIS IST
18h00 - 24h00 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa / Talk: AquaMafra: os trilhos da água / AquaMafra: the water rails
ARTIS - FLUL


18h30 – 20H00 (Entrada do Jardim Botânico)
Café de Ciência / Science cafe: Alimentação: e o consumo sustentável? / Food and sustainability
David Felismino (moderação) – Museu da Saúde – INSA
António Saraiva Lopes – IGOT – ULISBOA
Cecília Fonseca – CIDAC
Anabela Raimundo – ISA - ULISBOA


19h00 – 20h00 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa / Talk: As Águas Invisíveis de Lisboa / The invisible water of Lisbon
Luís Ribeiro (APRH)
Sofia Cordeiro (CML)
Barbara Bruno (Museu da Água)


19h45 - 20h45 (Claustro | MUHNAC Piso 0)
Conversa / Talk: À mesa com uma cultura diferente / At the table with a different culture
CRIA ISCTE-IUL


20h30 - 21h30 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa / Talk: Património urbano ligado à água / Water heritage in the city
Cátia Rosas - Junta de Freguesia dos Olivais


20h30 – 22h00 (Claustro | MUHNAC Piso 0)
Debate Ciência na Cidade: como transforma a nossa vida? / Science in the City: how may science change our life?
Convidados / Guests:
Filipe Duarte Santos (Faculdade de Ciências da ULisboa)
Alexandre Quintanilha (UPorto | Assembleia da República)
Miguel Castanho (Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes, ULisboa)
Susana Duarte Fonseca - moderação (Instituto de Ciências Sociais, ULisboa)


21h00 - 22h00 (Claustro | MUHNAC Piso 0)
Conversa / Talk: O Museu Nacional do Rio de Janeiro na 1ª pessoa / First person voices of the National Museum of Rio de Janeiro
Cristiane Bastos-Silveira (moderação) - IICT/MUHNAC/ULISBOA
Mariana Soler - IHC-CEHFCi-U.E.
Alessandra Barreto - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
Julia O’Donnel - Departamento de Antropologia Cultural/IFCS/UFRJ, Brasil


22h30 - 23h30 (Entrada do Jardim Botânico)
Conversa / Talk: Alterações climáticas dos serviços de água e saneamento urbano / Climate change and urban sanitation
José Saldanha Matos, António Monteiro (CERIS IST)
18h15 - 18h45 (Claustro | MUHNAC Piso 0)
Improvisação musical por Combo GeraJazz / Musical improvisation by Combo GeraJazz
Enquadrado no âmbito do projeto sociopedagógico da Orquestra Geração, que tem como objetivo propiciar percursos educativos de sucesso e a inclusão social através da música, iremos escutar o trabalho musical do Combo Gerajazz: Eduardo Lala (direção musical), Juvânia Gomes (voz), Rodrigo (trompete), Lamine (piano), Evanilda (contrabaixo) e Mateus (bateria).
CIES | ISCTE - IUL


18h30 e 19h30 (Jardim do Príncipe Real)
Peça de teatro / Theatre play: “Wall-E, o Mar Precisa de Ti!” / "Wall-E, the sea needs you"
ISPA – Instituto Universitário


21h00 (Jardim do Príncipe Real)
Música Folclórica Portuguesa: da tradição à reinvenção / Portuguese Folk Music: from tradition to reinvention
ISCTE-IUL, CEI-IUL


22h00 (Jardim do Príncipe Real)
Danças Tradicionais Europeias / Traditional European Dances
Tradballs
Entidade dinamizadora: MUHNAC-ULISBOA
Local: Átrio / MUHNAC Piso 0
Descrição: Num espaço dedicado à promoção e divulgação da União Europeia e dos seus diversos instrumentos de apoio, participe num jogo de perguntas e respostas e conheça os projetos de investigação com financiamento da Comissão Europeia (CE) que estão representados na Noite Europeia dos Investigadores 2018. Venha conhecer os investigadores por trás destes e de outros projetos com financiamento da CE! Descubra a União Europeia e ganhe prémios!
Entidade dinamizadora: Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Horário: dia 29 de setembro, sábado, 20h30 - 00h00
Espaço: Planetário Calouste Gulbenkian
Descrição: A atividade consiste numa palestra e sessão de perguntas e respostas com José Afonso, investigador e coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, observações do céu noturno com telescópios e um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário.
Inscrição: Inscrição prévia gratuita efetuada exclusivamente no website do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço: http://www.iastro.pt/