A Noite Europeia dos Investigadores está a chegar a Lisboa!

A Noite Europeia dos Investigadores está a chegar a Lisboa!

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e o Jardim do Príncipe Real recebem a maior festa da ciência em Portugal e na Europa! São 93 atividades, propostas por mais de 70 instituições científicas, permitindo ao público a interação com mais de 500 investigadores.

Pelo nono ano consecutivo a Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, coordena e organiza a Noite Europeia dos Investigadores colocando Portugal no mapa europeu da grande festa da ciência, promovendo o contacto direto do público com os cientistas.

Este ano, os investigadores foram desafiados a desenvolver atividades no âmbito do tema “Ciência para todos – sustentabilidade e inclusão”. Atividades que promovam e sensibilizem os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo e que promovam as carreiras científicas e o seu papel na procura de soluções nesse âmbito.

Esta vai ser uma noite de desafios e experiências: o público será convidado a gerar energia com o próprio corpo; explorar a tecnologia de ponta em robótica; descobrir como reutilizar o CO2 tornando-o parte da solução para a poluição; participar numa escavação paleontológica e conhecer a equipa que descobriu recentemente o grande dinossáurio saurópode, em Pombal ; desenhar e partilhar ideias para a construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva ou conhecer projetos que imitam a natureza, na criação de soluções para os problemas da humanidade. Para este evento preparámos ainda um programa cultural de música e dança, garantindo uma noite de muita animação. 

Estão também previstos vários cafés de ciência que decorrem entre o MUHNAC-ULisboa e o Jardim do Príncipe Real. O Debate de abertura do evento “Sustentabilidade a três dimensões”, decorre no Claustro do MUHNAC, às 18h00 e conta com a participação de personalidades da comunidade científica nacional que partilharão com o público a sua visão sobre esta temática, nomeadamente: Ana Delicado, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Cláudia Cordovil, professora no Instituto de Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Amélia Branco, do Instituto Superior e Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. O debate será moderado por Cecília Rodrigues, Vice-reitora, com o pelouro da investigação, da Universidade de Lisboa.

A propósito do tema da Inclusão Social está agendado para as 19h00 o debate ‘À conversa sobre Prescrição Social: que contributos para a inclusão e sustentabilidade?’, moderado pela Diretora do Museu, Marta Lourenço. A sessão solene de abertura decorre às 17h30.

Não falte! Programa de atividades completo aqui.

You may also like

Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa, junta 3300 pessoas no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real.

Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa, junta 3300 pessoas no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real foram...

Lisboa: Este ano tome um dos nossos Cafés com Ciência

Lisboa: Este ano tome um dos nossos Cafés com Ciência

Nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores teremos uma série de conversas com oradores convidados. Conheça a agenda e participe!

Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra. Com...

Back to Top