A Noite Europeia dos Investigadores está a chegar a Lisboa!

A Noite Europeia dos Investigadores está a chegar a Lisboa!

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e o Jardim do Príncipe Real recebem a maior festa da ciência em Portugal e na Europa! São 93 atividades, propostas por mais de 70 instituições científicas, permitindo ao público a interação com mais de 500 investigadores.

Pelo nono ano consecutivo a Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, coordena e organiza a Noite Europeia dos Investigadores colocando Portugal no mapa europeu da grande festa da ciência, promovendo o contacto direto do público com os cientistas.

Este ano, os investigadores foram desafiados a desenvolver atividades no âmbito do tema “Ciência para todos – sustentabilidade e inclusão”. Atividades que promovam e sensibilizem os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo e que promovam as carreiras científicas e o seu papel na procura de soluções nesse âmbito.

Esta vai ser uma noite de desafios e experiências: o público será convidado a gerar energia com o próprio corpo; explorar a tecnologia de ponta em robótica; descobrir como reutilizar o CO2 tornando-o parte da solução para a poluição; participar numa escavação paleontológica e conhecer a equipa que descobriu recentemente o grande dinossáurio saurópode, em Pombal ; desenhar e partilhar ideias para a construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva ou conhecer projetos que imitam a natureza, na criação de soluções para os problemas da humanidade. Para este evento preparámos ainda um programa cultural de música e dança, garantindo uma noite de muita animação. 

Estão também previstos vários cafés de ciência que decorrem entre o MUHNAC-ULisboa e o Jardim do Príncipe Real. O Debate de abertura do evento “Sustentabilidade a três dimensões”, decorre no Claustro do MUHNAC, às 18h00 e conta com a participação de personalidades da comunidade científica nacional que partilharão com o público a sua visão sobre esta temática, nomeadamente: Ana Delicado, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Cláudia Cordovil, professora no Instituto de Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Amélia Branco, do Instituto Superior e Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. O debate será moderado por Cecília Rodrigues, Vice-reitora, com o pelouro da investigação, da Universidade de Lisboa.

A propósito do tema da Inclusão Social está agendado para as 19h00 o debate ‘À conversa sobre Prescrição Social: que contributos para a inclusão e sustentabilidade?’, moderado pela Diretora do Museu, Marta Lourenço. A sessão solene de abertura decorre às 17h30.

Não falte! Programa de atividades completo aqui.

You may also like

Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos, em Lisboa

Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos, em Lisboa

Pelo décimo ano consecutivo, a Universidade de Lisboa abriu as portas à Noite Europeia dos Investigadores. Foram cerca de 4100...

LISBOA: Queres ser voluntário na maior festa de ciência da Europa?

LISBOA: Queres ser voluntário na maior festa de ciência da Europa?

Se gostas de ciência e queres participar na maior festa de ciência em Portugal e na Europa, junta-te à nossa...

CALL – Investigadores 2023

CALL – Investigadores 2023

Estão abertas as candidaturas para a NEI 2023, a decorrer no dia 29 de setembro, entre as 17h e as...

Bioblitz da Herdade da Mitra (Évora) registou mais de 500 espécies em 24 horas

Bioblitz da Herdade da Mitra (Évora) registou mais de 500 espécies em 24 horas

A herdade experimental da Universidade de Évora, Pólo da Mitra, pode passar despercebida aos olhos de muitos, mas esta herdade...

Back to Top