A Noite Europeia dos Investigadores está a chegar a Lisboa!

A Noite Europeia dos Investigadores está a chegar a Lisboa!

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e o Jardim do Príncipe Real recebem a maior festa da ciência em Portugal e na Europa! São 93 atividades, propostas por mais de 70 instituições científicas, permitindo ao público a interação com mais de 500 investigadores.

Pelo nono ano consecutivo a Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, coordena e organiza a Noite Europeia dos Investigadores colocando Portugal no mapa europeu da grande festa da ciência, promovendo o contacto direto do público com os cientistas.

Este ano, os investigadores foram desafiados a desenvolver atividades no âmbito do tema “Ciência para todos – sustentabilidade e inclusão”. Atividades que promovam e sensibilizem os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo e que promovam as carreiras científicas e o seu papel na procura de soluções nesse âmbito.

Esta vai ser uma noite de desafios e experiências: o público será convidado a gerar energia com o próprio corpo; explorar a tecnologia de ponta em robótica; descobrir como reutilizar o CO2 tornando-o parte da solução para a poluição; participar numa escavação paleontológica e conhecer a equipa que descobriu recentemente o grande dinossáurio saurópode, em Pombal ; desenhar e partilhar ideias para a construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva ou conhecer projetos que imitam a natureza, na criação de soluções para os problemas da humanidade. Para este evento preparámos ainda um programa cultural de música e dança, garantindo uma noite de muita animação. 

Estão também previstos vários cafés de ciência que decorrem entre o MUHNAC-ULisboa e o Jardim do Príncipe Real. O Debate de abertura do evento “Sustentabilidade a três dimensões”, decorre no Claustro do MUHNAC, às 18h00 e conta com a participação de personalidades da comunidade científica nacional que partilharão com o público a sua visão sobre esta temática, nomeadamente: Ana Delicado, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Cláudia Cordovil, professora no Instituto de Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Amélia Branco, do Instituto Superior e Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. O debate será moderado por Cecília Rodrigues, Vice-reitora, com o pelouro da investigação, da Universidade de Lisboa.

A propósito do tema da Inclusão Social está agendado para as 19h00 o debate ‘À conversa sobre Prescrição Social: que contributos para a inclusão e sustentabilidade?’, moderado pela Diretora do Museu, Marta Lourenço. A sessão solene de abertura decorre às 17h30.

Não falte! Programa de atividades completo aqui.

You may also like

Noite Europeia dos Investigadores lança programa que leva os cientistas às escolas

Noite Europeia dos Investigadores lança programa que leva os cientistas às escolas

O Programa "Cientistas na Escola", convida as escolas das regiões de Braga, Coimbra, Lisboa e Évora a receber investigadores das...

Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa, junta 3300 pessoas no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real.

Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa, junta 3300 pessoas no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real foram...

Lisboa: Este ano tome um dos nossos Cafés com Ciência

Lisboa: Este ano tome um dos nossos Cafés com Ciência

Nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores teremos uma série de conversas com oradores convidados. Conheça a agenda e participe!

Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra. Com...

Back to Top