Novembro 2018
Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez
Nesta sessão serão dados a conhecer geossítios e geomonumentos nacionais localizados em Lisboa, Sesimbra, Setúbal, Évora, Viseu, Aveiro e Porto que serão apresentados enquanto museus sem fronteiras.
Saiba mais »Janeiro 2019
A Tabela Periódica está viva
No dia do lançamento oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica, 29 de janeiro de 2019, a Sociedade Portuguesa de Química promeve o evento Tabela Periódica Viva, em quatro cidades portuguesas. Nas celebrações dos 150 anos da criação do químico russo Dimitry Mendeleev, cada cidade vai juntar 118 alunos do ensino básico e secundário para dar corpo a todos os elementos químicos. Em Almada, o encontro terá lugar na Praça de São João Batista às 9h45m.
Saiba mais »Fevereiro 2019
Adivinha a Tablela Periódica
O meu símbolo não é F Embora possa parecer O isqueiro é meu concorrente Para ajudar a acender. Quem sou eu? ATIVIDADE GRATUITA MEDIANTE INSCRIÇÃO Gosta de advinhas? E de química? Aceite o desafio e teste a sua perícia e conhecimentos num concurso de advinhas sobre os elementos da Tabela Periódica e as suas funções. Com esta iniciativa promovida no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, o MUHNAC junta-se às celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica - 2019, proclamado…
Saiba mais »Biologia e cancro: mais próximos da cura?
A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro. Caracterizado por ser um espetro extremamente heterogéneo de entidades, com uma complexidade ainda não inteiramente compreendida, o cancro tem uma capacidade de adaptação Darwiniana à pressão seletiva exercida pelas diversas terapêuticas empregues. Adicionalmente, o cancro consegue ainda subverter os mecanismos do sistema imunitário tornando-se indetetável através de mecanismos de escape imunológico. A disponibilidade sem precedentes de uma quantidade de informação massiva, providenciou uma janela de…
Saiba mais »Março 2019
Ciência no Feminino: desafios e vivências
Em 2017, a OCDE publicou o relatório sobre questões de género que revelou um dado interessante: 57% das portuguesas optam pela formação nas áreas das ciências, engenharia e matemática. Ao contrário da maioria dos outros países membros, em que as carreiras científicas são essencialmente masculinas, Portugal dá um exemplo de paridade. Além disso, 77% dos títulos de doutoramento no nosso país também são obtidos por mulheres. No entanto, há muito a fazer: mais da metade dos investigadores contratados em Portugal são homens…
Saiba mais »Abril 2019
Para onde vai o lixo que eu separo?
Alguma vez se perguntou para onde vai o lixo que coloca no ecoponto? Vidro, papel, cartão, plástico e metal colocados nos ecopontos ou recolhidos porta-a-porta em 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste são encaminhados para dois Centros de Triagem da Valorsul. Aí são separados e encaminhados para a indústria da reciclagem, que produzirá novos materiais. Ao longo desta visita terá a oportunidade de conhecer o Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar e de compreender como decorre…
Saiba mais »