A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez

15 Novembro 2018 às 17:30 - 18:30

60 Minutos de Ciência

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ciência.
Nesta sessão serão dados a conhecer geossítios e geomonumentos nacionais localizados em Lisboa, Sesimbra, Setúbal, Évora, Viseu, Aveiro e Porto que serão apresentados enquanto museus sem fronteiras.

Nota biográfica sobre o orador

A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia, pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia, pela Universidade de Lisboa (1968), tendo lecionado na Faculdade de Ciências desta Universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Lecionou, igualmente, em Geografia, na Faculdade de Letras da mesma Universidade, de 1965 a 1981.
Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MUHNAC-ULisboa), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projetos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Atualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.
É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção, com mais de 20 livros publicados e centenas de artigos em revistas científicas e jornais.
Foi o responsável científico por mais de uma dezena de exposições sobre Dinossáurios e outras temáticas em Lisboa, Porto, Cantanhede, Sintra e Macau.
Iniciou em Portugal, em 1989, no MUHNAC-ULisboa, a “Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis”, com 31 edições concluídas e hoje alargada, regularmente, ao Porto e a Coimbra e, ocasionalmente, a outras cidades do país.
É patrono do Agrupamento de Jardins-de-Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, e da Escola Básica do Bacelo, em Évora.
Concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.

Detalhes

Data:
15 Novembro 2018
Hora:
17:30 - 18:30
Categorias de Evento:
,
Site:
https://museus.ulisboa.pt/pt-pt/node/2591

Organizador

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa
Telefone:
213 921 808
Email:
geral@museus.ulisboa.pt
Site:
https://museus.ulisboa.pt

You may also like

Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos, em Lisboa

Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos, em Lisboa

Pelo décimo ano consecutivo, a Universidade de Lisboa abriu as portas à Noite Europeia dos Investigadores. Foram cerca de 4100...

LISBOA: Queres ser voluntário na maior festa de ciência da Europa?

LISBOA: Queres ser voluntário na maior festa de ciência da Europa?

Se gostas de ciência e queres participar na maior festa de ciência em Portugal e na Europa, junta-te à nossa...

CALL – Investigadores 2023

CALL – Investigadores 2023

Estão abertas as candidaturas para a NEI 2023, a decorrer no dia 29 de setembro, entre as 17h e as...

O programa “Cientistas na Escola” envolveu cerca de 1000 alunos na região de Évora

O programa “Cientistas na Escola” envolveu cerca de 1000 alunos na região de Évora

O programa Cientistas na Escola (Researchers@Schools) levou às escolas, da região de Évora, mais de uma dezena de investigadores da...

Back to Top