A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez

15 Novembro 2018 às 17:30 - 18:30

60 Minutos de Ciência

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ciência.
Nesta sessão serão dados a conhecer geossítios e geomonumentos nacionais localizados em Lisboa, Sesimbra, Setúbal, Évora, Viseu, Aveiro e Porto que serão apresentados enquanto museus sem fronteiras.

Nota biográfica sobre o orador

A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia, pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia, pela Universidade de Lisboa (1968), tendo lecionado na Faculdade de Ciências desta Universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Lecionou, igualmente, em Geografia, na Faculdade de Letras da mesma Universidade, de 1965 a 1981.
Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MUHNAC-ULisboa), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projetos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Atualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.
É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção, com mais de 20 livros publicados e centenas de artigos em revistas científicas e jornais.
Foi o responsável científico por mais de uma dezena de exposições sobre Dinossáurios e outras temáticas em Lisboa, Porto, Cantanhede, Sintra e Macau.
Iniciou em Portugal, em 1989, no MUHNAC-ULisboa, a “Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis”, com 31 edições concluídas e hoje alargada, regularmente, ao Porto e a Coimbra e, ocasionalmente, a outras cidades do país.
É patrono do Agrupamento de Jardins-de-Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, e da Escola Básica do Bacelo, em Évora.
Concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.

Detalhes

Data:
15 Novembro 2018
Hora:
17:30 - 18:30
Categorias de Evento:
,
Site:
https://museus.ulisboa.pt/pt-pt/node/2591

Organizador

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa
Telefone:
213 921 808
Email:
geral@museus.ulisboa.pt
Site:
https://museus.ulisboa.pt

You may also like

Lisboa: Este ano tome um dos nossos Cafés com Ciência

Lisboa: Este ano tome um dos nossos Cafés com Ciência

Nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores teremos uma série de conversas com oradores convidados. Conheça a agenda e participe!

Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra. Com...

Back to Top