23 setembro 2024 | ONLINE
O Dia Aberto da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), pretende aproximar a ciência dos jovens de todas as idades. A edição de 2024 é dedicada à “Ciência para os desafios globais” e está aberta para todas as escolas e respetivos estudantes, professores e encarregados de educação.
Participa nas atividades, workshops e palestras que prometem divertir, ensinar e desmistificar a ciência. Todas as propostas decorrem online.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
10h00
Curtir a química no Curtir Ciência
O couro é um produto nobre, muito valorizado na indústria da moda, vestuário e calçado, em acessórios de luxo e bens de alto valor, como os estofos em carros de luxo.
A zona de Couros, em Guimarães, foi recentemente classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Esta zona é conhecida pela indústria centenária dos curtumes. As fábricas, atualmente desativadas, utilizavam grandes quantidades de água e processos químicos para tratar e curtir peles de animais, transformando-as em couro para diversas aplicações.
No âmbito do centro de divulgação de ciência de Guimarães – Curtir Ciência, nas instalações recuperadas da Fábrica Âncora, nesta atividade terás a oportunidade de fazer uma visita aos antigos espaços e tanques usados na curtimenta e vais conhecer os diversos exemplos da química envolvida no processamento dos curtumes e obtenção do couro, no contexto histórico e numa perspetiva de futuro, com a utilização de produtos e processos mais sustentáveis ambientalmente.
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Conversa e visita guiada
45 minutos
Alunos do 7.º ao 12.º ano
10h45
Elementar, meu caro
Fica a saber mais sobre a ação das instituições da União Europeia na salvaguarda e valorização do Património Cultural Europeu. Testa os teus conhecimentos sobre as iniciativas europeias, os sítios, os documentos históricos, os monumentos, os museus, as cidades históricas e as obras de arte que fazem parte da herança cultural europeia. Descobre o património cultural português reconhecido como Património Cultural da Europa.
INL
Vídeo
15 minutos
Qualquer idade
11h00
Bioindicadores da qualidade da água dos rios
A cidade de Guimarães, localizada no distrito de Braga, possui uma tradição centenária na indústria de curtumes. As fábricas de curtumes, atualmente desativadas, utilizavam processos químicos complexos e poluentes para tratar e curtir peles de animais, transformando-as em couro utilizável para diversos produtos. Recentemente, a zona de Couros foi classificada pela UNESCO como património imaterial da humanidade. É lá que se encontra o centro de divulgação de ciência de Guimarães – Curtir Ciência, nas instalações rigorosamente reabilitadas da antiga Fábrica de Curtumes Âncora, atravessadas pelo Rio de Couros. Neste contexto, os visitantes do Curtir Ciência podem avaliar a qualidade da água, medida pela observação ao microscópio da diversidade de microrganismos aquáticos, alguns dos quais importantes bioindicadores. A utilização de bioindicadores, em especial diatomáceas, permitem a monitorização da qualidade da água, visando a identificação precoce de poluentes e o suporte à implementação de medidas de remediação.
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Conversa e visita guiada
45 minutos
Qualquer idade
11h45
Impressão 3D: (algumas) verdades e mitos
A impressão 3D tem revolucionado o nosso dia a dia. Desde de fazer componentes para uso diário em nossa casa, até para o fabrico de componentes de aviões, ou órgãos, existem múltiplas possibilidades de utilização desta tecnologia. Mas quais os seus limites? Quais as implicações (boas e más) que trazem ao nosso mundo? E será que tudo aquilo que vemos nas notícias relacionadas com a impressão 3D se vai concretizar? Nesta conversamos vamos abordar os principais processos de impressão 3D para diferentes classes de materiais, ao mesmo tempo que as principais vantagens, desvantagens e mitos são clarificados. Vem aprender sobre estas novas tecnologias!
NOVA FCT
Conversa
30 minutos
Alunos do 10.º ao 12.º ano
12h30
Peixes de Água Doce e Migradores
O MARE e a Universidade de Évora convidam-te a jogar e testar os teus conhecimentos sobre os peixes migradores das nossas águas. Sabes para onde vão todas as enguias adultas? E o que come a lampreia-marinha? Descobre as respostas a estas e outras perguntas.
MARE – Universidade de Évora
Quiz
15 minutos
Alunos do 5.º ao 12.º ano
13h00
It’s time to quiz! Arqueologia Tropical
Testa os teus conhecimentos sobre Arqueologia. Além de abordar conceitos e materiais arqueológicos, este quiz pretende alertar para a importância que as alterações climáticas têm no nosso meio ambiente.
Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa – UNIARQ
Quiz
15 minutos
Qualquer idade
13h30
ZooQuiz. Elementar, meu caro Biólogo!
Neste quiz, com diversas perguntas e pistas, vais redescobrir e testar os teus conhecimentos sobre os segredos dos animais pertencentes a diversos grupos da fauna terrestre portuguesa. Como diria o próprio Sherlock Homes, “A educação nunca acaba, Watson. É uma série de lições com o melhor para o final.” E é com este princípio que procuramos que te divirtas com o nosso Quiz.
MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Unidade de Biologia da Conservação
Quiz
15 minutos
Qualquer idade
14h00
O Desafio dos Biossinais: Inteligência Artificial no Combate às Interferências!
Vamos explorar os sinais do nosso corpo, os biossinais, e entender o que pode afetar a qualidade desses sinais. Que tipos de biosinais podemos medir? Que interferências podem existir? Qual é o papel da Inteligência Artificial na resolução desses problemas? Estas são algumas das perguntas que vamos debater na atividade e que vai dar a conhecer o projeto PATTERN, que também explora estas questões. O projeto visa usar técnicas de Inteligência Artificial para minimizar os problemas de compatibilidade eletromagnética.
Os equipamentos hospitalares e os dispositivos vestíveis (como smartwatches e smartbands) tornaram-se essenciais para diagnosticar e medir parâmetros da nossa saúde e qualidade de vida, medindo uma crescente quantidade de biossinais (como ECG, temperatura e atividade física). A qualidade dessas medições é crucial e um dos temas que um engenheiro biomédico estuda ao longo de sua carreira acadêmica e científica.
Durante 45 minutos, abordaremos esses tópicos, apresentando o projeto PATTERN e o papel da engenharia biomédica.
NOVA FCT
Conversa
45 minutos
Alunos do 10.º ao 12.º ano
14h30
Raízes da Resiliência: os três pilares da sustentabilidade e a inovação sócio-ecológica do programa Replantando Vida
A CEDAE é uma empresa brasileira de economia mista que produz água limpa, com foco na segurança hídrica, inovação e sustentabilidade. O programa Replantando Vida mantém viveiros florestais em Estações de Tratamento de Água e reservatórios de água no estado do Rio de Janeiro (Brasil) desde 2001. Produz cerca de dois milhões de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, sendo que quarenta delas estão ameaçadas de extinção.
O programa já conquistou mais de vinte e cinco prémios e selos de sustentabilidade e responsabilidade social. Cerca de dois mil hectares de áreas verdes já foram recuperados. E está prevista a expansão para trinta mil hectares até 2050, ampliando também a capacidade de formação e criação de emprego. A recuperação dessas florestas impacta o abastecimento de água de aproximadamente doze milhões de pessoas. Nesta sessão vamos explorar como o programa se relaciona com o negócio da CEDAE e com a sua capacidade de cumprir a missão de oferecer serviços de referência em captação e tratamento de água, alinhando os setores da Empresa à sua governança socioambiental.
BRU-Iscte | Iscte- Instituto Universitário de Lisboa
Conversa
45 minutos
Alunos do 7.º ao 12.º ano
15h15
Como podem as plantas contribuir para produzirmos novos medicamentos? MedPlantsQuiz
Com este quiz, vais saber mais sobre plantas medicinais, estruturas químicas dos princípios ativos (moléculas) e respetivos medicamentos.
Universidade de Coimbra
Quiz
45 minutos
Alunos do 7.º ao 12.º ano
16h00
Afinal, o que são microplásticos?
A poluição por plásticos é uma preocupação crescente, e estima-se que cerca de oito milhões de toneladas de plástico terminem no Oceano todos os anos. As espécies aquáticas estão particularmente vulneráveis a este tipo de poluição e podem interagir com pedaços de plástico através do seu emaranhamento e ingestão, causando danos físicos e potenciais efeitos tóxicos.
Entre os tipos de poluição, os microplásticos, definidos como partículas de plástico com menos de 5 mm, são particularmente preocupantes devido à sua presença generalizada no ambiente, incluindo praias, rios e mares. Mas que tipologias de microplásticos existem? Como se formam e quais as soluções que temos para diminuir a sua pegada no planeta?
Estes e outros temas serão abordados nesta sessão.
Universidade de Coimbra
Conversa
30 minutos
Alunos do 1.º ao 9.º ano
18h00
Ciência para os desafios globais: contributos dos jovens investigadores em turismo
Pretende-se com esta sessão promover e divulgar a investigação desenvolvida pelos jovens investigadores da ESHTE, através da apresentação dos melhores projetos desenvolvidos pelos alunos.
ESHTE
Conversa
45 minutos
Qualquer idade