A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Arte, Arquitectura e Património

Maio 18 às 10:00 - 18:00

Gratuito

18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. Data celebrada anualmente pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), em 2019 propõe a seguinte reflexão “Os Museus como plataformas culturais: o futuro da tradição”, ou seja, os papéis que os museus desempenham como atores ativos na sociedade.

Nesse âmbito, uma parceria entre a Universidade de Évora e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo traz a programação “Conversas sobre Arte, Arquitetura e Património”: uma série de comunicações e atividades livres e abertas ao público, durante todo o sábado.

Com destaque para a possibilidade de conhecermos objetos e obras do acervo do Museu que geralmente não estão em exposição e dialogar com especialistas de diferentes áreas, esta programação pretende ser um espaço de divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Artes da Universidade de Évora, bem como dar a conhecer parte do que é feito nos bastidores do Museu.

Além disso, contaremos com a apresentação de uma obra inédita: uma predela do pintor eborense quinhentista Francisco João, apresentada por sua restauradora e estudiosa do artista Helena Melo. Consideramos que somente a partir da vivência e do reconhecimento dos patrimónios eborenses que nossas tradições terão espaço no futuro.

Esta iniciativa integra um conjunto de atividades preparatórias, que culminarão na realização da Noite Europeia dos Investigadores, em 27 de Setembro de 2019, na Praça do Giraldo (Évora). Tais ações estão inseridas no projeto “Ciência na Cidade”, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie. O projeto resulta de um consórcio entre a Universidade de Évora, a Universidade do Minho, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa sob coordenação do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Em Évora, além da Universidade também contamos com os apoios da Câmara Municipal de Évora e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

 

Conheça o Programa Completo

Detalhes

Data:
Maio 18
Hora:
10:00 - 18:00
Custo:
Gratuito
Site:
www.noitedosinvestigadores.org

Organizadores

IHC – CEHFCi – UÉvora
Escola de Artes da Universidade de Évora
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Local

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Largo do Conde de Vila Flor
Évora, Évora 7000-804 Portugal
+ Mapa do Google