Atividades preparatórias 2024

NEI Braga
Pint of Science – especial Noite Europeia dos Investigadores
23 de abril – 21h00 – Cartaz »»

O festival Pint of Science associa-se à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com uma edição especial que ocorrerá em Braga no dia 23 de abril, pelas 21h00, no bar Letraria, em Braga.
Esta edição especial será dedicada à temática deste ano da NEI ‘Science for Global Challenges’, e contará com a participação das investigadoras Andreia Afonso (Centro de Ciências da Terra), Alexandra Fernandes (LIP-Minho) e Janeide Assis Padilha (Centro de Biologia Molecular e Ambiental). 
A iniciativa visa transmitir o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, através de conversas informais em bares, e pode incluir surpresas no intervalo das sessões. “Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 pelos neurocientistas Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College (Reino Unido). O festival chegou a 21 países em 2018, incluindo Portugal, tendo-se estreado em Braga em maio de 2019.
Local: Bar Letraria, em Braga,
Horário: 21h00, 23 de abril de 2024
Público alvo: público generalizado
A entrada é gratuita, mas requer inscrição para participarem no quizz neste link .

NEI Braga
Workshop de Alimentos fermentados – Probióticos – Kombucha
12 de julho – 15h00-18h00 – Cartaz »»

A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 12 de julho, uma atividade preparatória sobre Alimentos fermentados – Probióticos – Kombucha.
Neste workshop, poderão ficar a saber um pouco mais sobre o que é a fermentação, exemplos de microrganismos e processos envolvidos, características dos alimentos e seus benefícios, o que são probióticos, prebióticos  e simbióticos, o que é a kombucha e como se pode produzir em casa.
Local: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga
Horário: 15h00-18h00, 12 de julho de 2024
Investigadores responsáveis: Alexandra Nobre, Clara Moura, Juliana Thomaz.
Público alvo: público generalizado
Nº máximo de participantes: 20
A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 8 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/jCnX1E1bzCYAYP876 
Este workshop tem a parceria da empresa MaiKombucha https://maikombucha.pt/ 

NEI Braga
Workshop de Impressão 2D e 3D
19 de julho – 15h00-18h00 – Cartaz »»

A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 19 de julho, uma atividade preparatória sobre Impressão 2D e 3D.
Neste workshop, abordaremos as técnicas de fabricação aditiva, como a impressão 2D e 3D, que têm crescido rapidamente devido ao seu potencial nos contextos da digitalização, transição energética e biotecnologia. Elas permitem uma melhor integração de materiais nos dispositivos, a criação rápida de protótipos com geometrias não convencionais e alta versatilidade de design. Além disso, processam uma grande variedade de materiais, apresentam baixos custos e vantagens ambientais, formando estruturas 2D ou 3D projetadas por computador. Materiais como polímeros, metais e compósitos são aplicados em diversas áreas desde a indústria do automóvel até à eletrónica, entre outras.
Local: Escola de Ciências da UMinho, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga
Horário: 15h00-18h00, 19 de julho de 2024
Investigadores responsáveis: Carlos Costa e Nelson Pereira.
Público alvo: público generalizado
Nº máximo de participantes: 30
A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 15 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/JRf2wReL6KMcD3MJ9 

NEI Braga
Bioblitz Braga 2024 – Vida noturna no Ecoparque das Sete Fontes
20 de julho – 20h30-23h30 – Cartaz »»

Um Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (maioritariamente fauna e flora) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo.
O Bioblitz Braga 2024 convida o público a descobrir a biodiversidade no Ecoparque das Sete Fontes no período de tempo entre o final do dia e o início das horas noturnas, num programa para toda a família!
O Sistema de Abastecimento de Água à cidade de Braga no século XVIII, designado por “Sete Fontes,” encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 2011 e é hoje o contexto para a construção do tão almejado Ecoparque da cidade de Braga. A sua vertente natural, a fauna e a flora, serão o mote para horas de descoberta no dia 20 de julho pelas 20h30, destinadas às famílias e acompanhadas por biólogos.
Esta atividade tem a parceria da Câmara Municipal de Braga, da Fundação Bracara Augusta e da Junta de Freguesia de S. Victor.
Local: Ecoparque das Sete Fontes, Braga
Horário: 20 de julho, 20h30-23h30
Investigadores responsáveis: Pedro Gomes e Pedro Soares (Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho), Fátima Pereira (Fundação Bracara Augusta).
Público alvo: público generalizado
Ponto de encontro: Junto à rotunda na entrada para o Braga Retail Center (coordenadas 41.565582, -8.405855), https://maps.app.goo.gl/y4fXSKijXrhqGMic9 
Material que os participantes deverão trazer: Telemóvel com câmara fotográfica e acesso à internet; calçado e roupa confortável.
Outras informações: os participantes deverão instalar previamente a aplicação iNaturalist no Google Play, procurar o projeto ‘Bioblitz NEI Braga 2024’ na aplicação e aderir ao mesmo. As fotos/registos que fizerem no dia da atividade ficarão associados ao projeto. Se não tiverem telemóvel, poderão utilizar máquina fotográfica.
Participação gratuita, com inscrição prévia até dia 15 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/jhiFkwtytRfDstST7 

NEI Braga
Passeio: Geomorfologia da Serra do Gerês
27 de julho – 08h00-19h00 – Cartaz »»

A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 27 de julho, um passeio à Serra do Gerês, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.
Local: Serra do Gerês
Data/Horário: 27 de julho, 08h00-19h00
Ponto de encontro: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga.
Autocarro assegurado pela organização.
Investigadores responsáveis: Paulo Pereira e Luís Gonçalves (Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho).
Público alvo: público generalizado
Percurso: Braga – Serra do Gerês – Braga, com várias paragens para observação e discussão de aspetos geomorfológicos da serra; inclui caminhada de dificuldade média / elevada e com duração de cerca de 3 horas (ida e volta) até ao vale do Compadre, no centro da serra.
Objetivos: O principal objetivo da saída de campo é discutir a evolução da paisagem da Serra do Gerês, destacando a importância da geodiversidade e dos processos geomorfológicos; em várias paragens, serão realçadas as principais características geomorfológicas da serra, com destaque para o modelado granítico e para o condicionamento tectónico na drenagem fluvial; com a caminhada ao sector do Compadre, os participantes poderão observar ao vivo alguns dos principais vestígios glaciários da Serra do Gerês.
Recomendações: os participantes devem levar comida (o almoço será volante durante a caminhada ao vale de Compadre), água em quantidade suficiente para a atividade, calçado confortável e adequado para trilho em montanha, chapéu e protetor solar. 
A atividade não inclui seguro de acidentes pessoais para os participantes. Fica ao critério dos participantes realizarem um seguro de acidentes pessoais que cubra os riscos inerentes a esta atividade.
Participação gratuita, com inscrição prévia até dia 22 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/8p1a1kdwoWTrh3mNA 

NEI Braga
Percurso: Matemática dos azulejos
27 de julho – 10h30 – Cartaz »»

Curtir Ciência associa-se à Escola de Ciências da Universidade do Minho e promove no próximo dia 27 de julho um percurso sobre a ‘Matemática dos azulejos’, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.
Local: Centro da cidade de Guimarães.
Data/Horário: 27 de julho, 10h30
Ponto de encontro: edifício do Curtir Ciência (41.439755972707836, -8.29200527692376).
Investigadores responsáveis: Cláudia Freixo (Curtir Ciência).
Público alvo: público generalizado.
Número máximo de participantes: 20.
A matemática e a arte do azulejo encontram-se intimamente ligadas através das suas propriedades geométricas e simetrias. As figuras geométricas, como os triângulos, quadrados e hexágonos, são habilmente combinadas para criar composições harmoniosas e infinitas possibilidades de desenhos. Neste percurso interpretativo único, convidamos os participantes a embarcar numa jornada onde a ludicidade e o conhecimento científico se unem, explorando conexões entre a matemática e a arte.
Recomendações: os participantes devem levar roupa e calçado confortável, água, chapéu e protetor solar.
Participação gratuita, com inscrição prévia até 48 horas antes através do e-mail geral.curtirciencia@gmail.com ou telefone 253510830. 

NEI Braga
Percurso: À descoberta da montanha da Penha
31 de agosto – 10h30 – Cartaz »»

Curtir Ciência associa-se à Escola de Ciências da Universidade do Minho e promove no próximo dia 31 de agosto um percurso à descoberta da montanha da Penha, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.
Local: Penha, Guimarães.
Data/Horário: 31 de agosto, 10h30
Ponto de encontro: edifício do teleférico de Guimarães (41.441577681344675, -8.285447767524385).
Investigadores responsáveis: Francisca Silva (Curtir Ciência).
Público alvo: público generalizado.
Número máximo de participantes: 20.
Este percurso pela Montanha da Penha pretende explorar o património natural e cultural.  Será explorada a biodiversidade e geodiversidade características do local, com identificação de espécies e estudo dos elementos geológicos. Um passeio pela natureza que pretende valorizar a fauna, a flora autóctone e a geologia deste local, de uma beleza ímpar com vista para a cidade de Guimarães.
Recomendações: os participantes devem levar roupa e calçado confortável, água, chapéu e protetor solar.
Participação gratuita, com inscrição prévia até 48 horas antes através do e-mail geral.curtirciencia@gmail.com ou telefone 253510830. 

NEI Braga
Percurso: Memória da Zona de Couros
14 de setembro – 10h30 – Cartaz »»

Curtir Ciência associa-se à Escola de Ciências da Universidade do Minho e promove no próximo dia 14 de setembro um percurso sobre a ‘Matemática dos azulejos’, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.
Local: Curtir Ciência, Guimarães.
Data/Horário: 14 de setembro, 10h30
Ponto de encontro: edifício do Curtir Ciência (41.439755972707836, -8.29200527692376).
Investigadores responsáveis: Cláudia Ferreira (Curtir Ciência).
Público alvo: público generalizado.
Número máximo de participantes: 20.
A Zona de Couros em Guimarães, anteriormente conhecida como Burgo de Couros, situa-se além das muralhas antigas e junto ao rio que atravessa a cidade. Até aos dias de hoje, esta área preserva vestígios da longa tradição da produção de couro, uma atividade que remonta à Idade Média. 
Ao longo deste percurso, convidamos os participantes a desvendar a riqueza cultural desta antiga zona industrial, mergulhando nas diferentes etapas do processo de curtimenta e descobrindo algumas das estruturas remanescentes associadas a esta indústria.
Recomendações: os participantes devem levar roupa e calçado confortável, água, chapéu e protetor solar.
Participação gratuita, com inscrição prévia até 48 horas antes através do e-mail geral.curtirciencia@gmail.com ou telefone 253510830. 

NEI Braga
Ciência com Vistas nas 7 Fontes
14 de setembro – 09h30-12h30 – Cartaz »»

A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 14 de setembro, um percurso pedestre, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.
Local: Vale das Sete Fontes
Data/Horário: 14 de setembro, 09h30-12h30
Investigadores responsáveis: António Mário Almeida, Isabel Aguiar Pinto Mina, Isabel Correia Neves, Jorge Pamplona, Maria Antónia Forjaz (Escola de Ciências da UMinho).
Público alvo: público generalizado.
Nº máximo de participantes: 20.
Informações complementares:
Ponto de encontro: Intersecção da rua Eng. Nuno Álvares Pereira com a rua José Ferreira Alves, por trás do hospital de Braga. 41,5671235, -8,3977232;
• Duração/extensão: para o percurso, com uma extensão de aproximadamente 4km, prevê-se uma duração de 3h;
• Percurso acessível, mas que exige boa condição física;
• O equipamento usado (roupa confortável e calçado de caminhada) deve ser adequado a percursos de terra com alguns declives associados ao risco de queda;
• Recomenda-se o uso de chapéu, protetor solar e trazer uma garrafa de água;
• A atividade não inclui seguro de acidentes pessoais para os participantes. Fica ao critério dos participantes realizarem um seguro de acidentes pessoais que cubra os riscos inerentes a esta atividade.
Participação gratuita, com inscrição prévia até dia 9 de setembro através do formulário disponível em  https://forms.gle/GGzb9ft8UG6pFxb3A 

Back to Top