- Este evento já decorreu.
Não à água ‘por água abaixo’ !…
20 Setembro 2019 às 09:15 - 13:30
Atividade organizada em parceria com a Águas do Norte.
O tratamento das águas residuais é fundamental à sua preservação e ao controlo da sua crescente escassez. Além disso, as previsões da diminuição de recursos hídricos em muitas regiões do globo exigem uma mudança de paradigma em relação às águas residuais. É fundamental consciencializar as pessoas que as águas residuais têm de deixar de ser vistas como resíduos (lixo), para passarem a ser vistas como um recurso, constituindo um fator chave no conceito de economia circular.
Nesta atividade, com o intuito de consciencializar o público para a importância do tratamento de águas residuais, serão visitados dois diferentes sistemas de tratamento: uma FitoETAR (localizada em Parada do Bouro, Vieira do Minho), e uma ETAR que funciona pelo sistema de lamas ativadas. Será explicado o papel fundamental dos microrganismos (bactérias e não só!) na degradação da matéria orgânica presente na “água de esgoto”, que trabalham sobretudo nos bioreatores – os leitos de plantas das FitoETAR e o tanque de arejamento das ETAR por lamas ativadas.
Horário: 09h15-13h30
Saída da UMinho/Braga às 9h15, com chegada prevista a Parada do Bouro/Vieira do Minho às 10h00. Regresso previsto para as 13h30. Transporte assegurado.
Número máximo de participantes: 30.
Atividade destinada ao público em geral.
Recomenda-se roupa e calçado confortável para caminhar em piso irregular, chapéu, água e lanche para o meio da manhã.
Inscrições até 15 de setembro através deste formulário.