Propor atividades

Neste momento estamos a aceitar propostas de atividades apenas para a programação online da NEI2020. Nesta página temos sugestões e ajudas ao preenchimento do formulário de proposta de atividades.

As propostas de atividades para o programa online devem ser enviadas até 15 de outubro de 2020. 

Para a programação online, sugerimos o envio de projetos que façam uso dos mais variados tipos de plataformas para a produção de vídeo, audio, aplicações, quizes, jogos e eventos online. O nosso site será o palco das atividades online gravadas e em direto, que poderão ser acedidas por meio de links e QR code (ver exemplos e sugestões abaixo).

O que muda na NEI2020 • Sugestões

Com a situação atual de saúde pública no contexto da pandemia CoViD-19, a NEI 2020 vai ter de ser muito diferente este ano. A NEI deste ano seguirá todas as regras impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS), mas apesar das restrições no programa presencial (volte ao nosso site ao longo do mês de setembro para mais informações), há muitos tipos de atividades online alternativos:

DesaconselhadoAlternativas para Atividades
ou Eventos Online
Manuseamento de objetos complexos e com muitas partesVídeos com visualizações 3D ou manipulações por outra pessoa de uma experiência, objeto, ferramenta e outros
Ex: Smithsonian 3D collection of fossils, artifacts, primates, and other animals

Digitalização de Coleções
com acesso online:
Ex: Biblioteca de Arte Gulbenkian no Flickr; Selecção de imagens do Saltério Hunterian (Univ. of Glasgow Libraries) no Flickr
 
Visitas Guiadas Virtuais (vídeo, app, site, live) de um laboratório, aparato experimental, arquivo, coleção ou outros
Ex: 360º MUHNAC; Visita Realidade Virtual SNOLAB; Visita (Vídeo) Laboratório Mecânica (Técnico ULisboa); 360º Gulbenkian; Tecnologia GuideNow
 
Apps e jogos que possam “substituir” manuseamento físico por virtual
Ex: Realidade Aumentada, Canada Ingenium Museums; Animal Crossings no Museu Geológico da Univ. Cambridge
Jogos que impliquem manuseamentoDemonstrações de jogos
Ex: Cats&Dogs Boardgame, Ludus, Os Triunfos de Tarlac, Inkulinati, Uma História Antes do Brasil

Aplicações, quizes ou sites com jogos interativos baseados em conceitos científicos
Ex: MSIChicago jogo de Reações Químicas GoReact; What Dinosaur Are You?, NHMuseum London;
Para fazer um Quiz Simples ;
Fazer um Quiz Interativo Online usando PowerPoint

Caça ao Tesouro ou Escape rooms com dicas que exigem conhecimentos científicos
Ex: Sugestões de Classtime.com
Folhetos em papel Folhetos online disponíveis a partir de QR code e links para sites 
Exemplo de Gerador de QR
 
Substituir informação escrita por Masterclasses gravadas em vídeo ou áudio, entrevistas, lançamento de livros, mesas redondas, conferências científicas online
Ex: Einstein por Peter Galison, Harvard University (11′); 3 Qüestions com Simon Schaffer, Universitat Autònoma de Barcelona (4′), 90 segundos de Ciência, Antena 1; Podcast Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, Grupo Impérios, ICS

Podcasts Académicos: Como fazer
Conversas pessoais e interação “ao vivo” entre o público e os investigadoresPequeno Vídeos ou Vídeos interativos live com entrevistas que respondem a perguntas colocadas em direto pelo público (YouTube, Facebook, Instagram)
Ex: Conversas Online (com perguntas do público) Museu de História Natural Londres; O que faz um Cientista? Pavilhão do Conhecimento; Taxonomia, Pavilhão do Conhecimento

Formatos Atividades Online NEI2020

Aplicação online (app/quiz)
Uma alternativa criativa e divertida às atividades de outreach e comunicação com o público geral pode ser criar uma app, um jogo, ou um quiz. Compreendemos que nem todos os projetos científicos possuem recursos para uma produção digital muito complexa.. então porque não tentar uma plataforma gratuita e experimentar criar um Quiz com pontuação sobre um tópico de cultura científica; um questionário tipo «Qual é a tua Borboleta autóctone preferida?»; ou um formulário de personalidade do tipo «Que tipo de Elemento Químico sou eu?». Faça o lançamento oficial da sua App/Quiz durante a NEI2020!

Atividade online gravada
Porque não preparar outputs em vídeo ou em áudio para dar mais visibilidade ao seu projeto? Junte a sua equipa e planeie, por exemplo, entrevistas, conversas, mesas-redondas, masterclasses, etc, gravadas em áudio (podcast ) ou vídeo para divulgar durante a NEI2020.  

A data limite para nos enviar o link para a sua atividade online pré-gravada é 6 de Novembro.

Atividade online em direto
A NEI pretende promover a interação entre os investigadores e o público, este ano porque não tentar uma atividade online em direto, com a participação do público? Durante a pandemia vários museus, por exemplo, lançaram online entrevistas a investigadores e especialistas através de plataformas como o Youtube ou o Facebook, onde o público pode sugerir perguntas para colocar em direto. 
Note que o site da NEI2020 é uma plataforma de divulgação da investigação científica, mas não pode acolher ou dar apoio à produção dos eventos propriamente ditos.

Envie-nos o link para a sua atividade online em direto até 13 de Novembro.

Para efeitos estatísticos do relatório final, é necessário o envio posterior do número de cliques, utilizadores ou downloads das atividades

Tem mais sugestões? Ajude-nos a tornar a NEI2020 um evento mais criativo e acessível! Envie-nos as suas sugestões e dicas de formatos e plataformas!

Formulário para propor atividades online            

O formulário não permite guardar o progresso do seu preenchimento, pelo que é necessário preenchê-lo de uma só vez.

Veja aqui o formulário em branco antes de iniciar o preenchimento. 

O Formulário para Propostas de Atividade Online tem as seguintes secções:

  • 1. Identificação da Equipa Proponente, Contactos e Estatística
  • 2. Identificação da Atividade Proposta (Programa Online)
  • 3. Formato de Atividade Online
    • Aplicação (App) ou Quiz Online
    • Atividade Online Pré Gravada
    • Atividade Online em Direto
  • 4. Anexos

Objetivos secções:

1. Identificação da Equipa Proponente, Contactos e Estatística Para cada Atividade precisamos de ter uma pessoa de contacto, e para o relatório final necessitamos de alguns dados estatísticos que irão ser tratados anonimamente.

2. Identificação da Atividade Proposta (Programa Online) O programa online vai constar de títulos, descrições longas e frases promocionais que acompanham o link onde cada pessoa se poderá ligar e assistir à atividade. Esses textos devem ser produzidos em língua portuguesa e inglesa, para efeitos da divulgação da programação.

3. Formato de Atividade Online Nesta secção descrevem-se as plataformas usadas, públicos-alvo e a duração das atividades, o que nos vai ajudar a organizar o programa e o acesso das atividades pelo público durante a NEI2020.

Para programar qualquer uma das Atividades Online, note que o site noitedosinvestigadores.org não vai ser anfitrião das atividades, isto é, cada proposta tem de ser gerida por cada proponente a partir de plataformas online. O site NEI2020 vai ser uma plataforma de acesso do público às várias atividades, gerindo as respetivas ligações (links).

3.1 Aplicação Online (App) ou Quiz As App ou Quiz podem ser lançadas oficialmente no dia 27 de novembro a partir das 17h. Note bem: Se a App / Quiz ainda não existe no momento do preenchimento do formulário, o link deve ser enviado para a organização NEI2020 (neinvestigadores@gmail.com) até dia 6 de Novembro para a atividade App / Quiz poder ser incluída no programa online.

3.2 Atividade Online Pré Gravada Note bem: Se a atividade vai ser pré-gravada mas ainda não existe link no momento do preenchimento do formulário, o link deve ser enviado para a organização NEI2020 (neinvestigadores@gmail.com) até dia 6 de Novembro para a atividade poder ser incluída no programa online.                      

3.3 Atividade Online em Direto Note bem: O link para a atividade online em direto deve ser obrigatoriamente gerado e enviado para a organização NEI2020 (neinvestigadores@gmail.com) até dia 20 de novembro.

4. Anexos: Para carregar os logótipos necessários para creditar a atividade no nosso site

Clique aqui para aceder ao formulário para propostas de atividades online

Ficou com alguma dúvida no preenchimento? Contacte-nos!

Back to Top
Siga-nos
FacebookInstagram