Évora

A Universidade de Évora como parceira do EU Project [819161] SCICITY - Ciência na Cidade, City - estará presente na Noite Europeia dos Investigadores 2018/2019, https://noitedosinvestigadores.org , que tem lugar no MUHNAC - UL, 28 de Setembro 2018, em Lisboa várias presenças de divulgação científica. O programa de Doutoramento de História e Filosofia da Ciência – Museologia, através da investigadora IHC-CEHFCi-U.E, Mariana Galera Soler, à conversa na NEI sobre objetos de coleções científicas e dos museus. Os objetos contam narrativas de História Natural, com rosto humano, histórias com gente á dentro, narrativas cientificas, culturais e, também, de dinâmicas sociais. A tenda da Universidade de Évora, com o IHC-CEHFCi e o HERCULES – U.E. - acolhe investigadores entusiasmados, instrumentos em ação científica, imagens, objetos para em conjunto dialogarem com visitantes de todas as idades, com desafio de atividades lúdicas...

Haverá ainda conversas com investigadores de várias outras instituições, que irão fazer brotar narrativas sobre a experiência científica no com o Museu Nacional do Rio de Janeiro, instituição primordial da pesquisa científica no Brasil, abalroada em Setembro de 2018, mas vital para a memória científica do mundo global e da diversidade cultural do mundo de Hoje.

This project has been supported by the EU under HORIZON 2020 in the framework of the Marie Skłodowska Curie actions
A partir da interação com os OBJECTOS de história natural da coleção de Frei Manuel do Cenáculo, promover um diálogo aberto sobre o histórico do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destacando personagens, coleções e passagens que apontam para a magnitude da instituição, atingida pelo terrível incêndio em 2 de setembro de 2018. No final da sessão os participantes deverão deixar mensagens de apoio aos estudantes e profissionais da instituição brasileira, por meio de um grande mural, que ficará disponível também para os demais visitantes do Museu Frei Manuel do Cenáculo durante todo o mês de outubro.

Este será o Mural: Museu Nacional Vive também por aqui que será, posteriormente, enviado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, como homenagem e apoio da ciência cidadã portuguesa para com o Museu Nacional do Rio de Janeiro – Brasil.

Local:
Museu Frei Manuel de Cenáculo – Évora Largo do Conde de Vila Flor
Delegação Regional do Ministério da Cultura
Hora – 16:00 – 17:00 horas
Dinamização – Programa de Doutoramento de História e Filosofia da Ciência –
Museologia. Universidade de Évora - Mariana Galera Soler – doutoranda de HFC-
Museologia; Investigadora integrada IHC-CEHFCi-U.E.
Apoio DRC – Alentejo.