Programa Évora

Noite Europeia dos Investigadores 2021

Em Évora, a programação local da Noite Europeia dos Investigadores 2021, coordenada pelo Instituto de História Contemporânea / Ciências: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica, Laboratório HERCULES, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento MED, da Universidade de Évora, e contemplará atividades online e locais inspiradas na temática geral Ciência para o Clima.

A programação conta com cerca de 23 atividades alinhada com o Pacto Ecológico Europeu, sendo que 16 decorrerão na Praça do Giraldo, uma na Adega Ervideira, uma na Associação Comercial do Distrito de Évora, uma na Biblioteca Pública de Évora, uma na Herdade da Mitra, uma no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e duas na Torre do Sertório.

Entre 16h00 e 23h00 do dia 24 de setembro 2021, junta-te a nós e vem Celebrar a Ciência!


Filtrar 23 atividades:

Escolha pelo menos um filtro.

Não foram encontradas atividades.

Cidehus para todos

Cidehus for all

Diversos jogos e atividades estarão disponíveis na tenda do CIDEHUS para que os visitantes possam interagir com as diferentes temáticas associadas aos tópicos de investigação do centro: património, história, turismo, cultura e sociedades são alguns deles.

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS)

Investigador(a) responsável: Mariana Soler

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Jogos, Apps e Desafios

Visita Guiada: “Natureza, Paisagem, Locus: algumas bases documentais”

Visita Guiada: “Natureza, Paisagem, Locus: algumas bases documentais”

Visita a exposição documental na Biblioteca Pública de Évora convida-nos a visitar desde pergaminhos do século XV até documentos século XIX que nos contam sobre alguns detalhes do quotidiano do Mosteiro de São Bento de Cástris. A vista será guiada pela investigadora Antónia Conde que é curadora da exposição.

* Esta actividade decorrerá na Biblioteca Pública de Évora

Horário: 16:30h e 17h Público: Todas as idades

Organizado por: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS)

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Demonstrações

Mamíferos e répteis marinhos: o que são e porque dão à costa?

Marine mammals and reptiles: what are they and why do they get stranded in our coasts?

O que são cetáceos e tartarugas marinhas? Quais são as principais ameaças à vida destes animais? O que são arrojamentos e qual a resposta a situações de arrojamento? Este workshop pretende explicar quais as espécies de mamíferos e répteis marinhos que se observam nas costas portuguesas, o que são arrojamentos e qual a resposta a situações de arrojamento destes animais marinhos.

Horário: 18h; 20h e 22h Público: Todas as idades

Organizado por: Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)

Investigador(a) responsável: Mélanie Costa

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

A influência das características da cavidade oral nas preferências alimentares e adesão ao padrão de Dieta Mediterrânica

The influence of oral cavity characteristics in food preference and adherence to Mediterranean Diet

Nos últimos anos, a ocorrência de eventos climáticos extremos tem sido mais frequente, mostrando a necessidade de repensar hábitos e comportamentos. Dentro destes, os hábitos alimentares têm uma elevada influência nas condições ambientais. Nesta atividade, os participantes vão poder testar a sua sensibilidade gustativa, fazer observações, ao microscópio, de estruturas orais, como papilas e gomos gustativos, línguas, glândulas salivares, etc. e observar como a saliva interage com as moléculas presentes nos alimentos. Para além disso, os participantes vão poder fazer testes sensoriais, de modo a confirmarem o papel que a sensibilidade gustativa tem na aceitação e preferências. A Dieta Mediterrânica é um dos padrões alimentares e estilo de vida mais sustentáveis.

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Universidade de Evora

Investigador(a) responsável: Elsa Lamy

No enquadramento do projecto: The influence of oral characteristics in food preference and adherence to Mediterranean Diet (MEDMouth)

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

Histórias que os ossos nos contam

Stories told by bones

Demonstração interactiva da análise de esqueletos humanos e explicação sobre a adaptação do organismo humano às situações ambientais.

Horário: De 18h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Universidade de Évora

Investigador(a) responsável: Teresa Fernandes

Área temática: Ciências da Saúde

Tipo de atividade: Demonstrações

Digitalização 3D e património cultural

3D digitization and cultural heritage

Para estudar, compreender e desfrutar do património cultural comum é essencial garantir o acesso aos sítios, monumentos e objetos. Mas, por vezes, o acesso pode pôr em causa a conservação desse mesmo património. A digitalização 3D é uma técnica muito útil porque permite documentar os objetos sem necessidade de contacto físico e criar bibliotecas virtuais que podem ser consultadas à distância. Esta atividade propõe experimentar a digitalização 3D de objetos, explorar uma biblioteca virtual de objetos e acompanhar a criação de novos objetos criativos utilizando programas de modelação 3D.

Horário: De 16h às 23h Público: Jovens e Adultos

Organizado por: _ARTERIA_LAB e Laboratório HERCULES

Investigador(a) responsável: Leonel Alegre

Área temática: Arquitetura, Artes e Design, Tecnologias

Tipo de atividade: Visita Virtual

Peixes fora de água!

Fish out of water!

Como podemos seguir de perto a vida dos peixes nas nossas águas? Vem saber mais sobre a biotelemetria e de que forma a ciência e a tecnologia nos podem contar “segredos” submersos, e ao mesmo tempo ajudar a criar um ambiente melhor para a fauna piscícola. Testa ainda os teus conhecimentos sobre os peixes migradores das águas portuguesas. Sabes para onde vão todas as enguias adultas? E o que come a lampreia-marinha?

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)

Investigador(a) responsável: Mélanie Costa

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Demonstrações

A coruja-das-torres no Estuário do Tejo

The Barn Owl in the Tagus Estuary

Vídeo demonstrativo da instalação de emissores VHF em coruja-das-torres, complementado por visualização no local dos equipamentos utilizados na marcação e seguimento desta ave de rapina noturna no Vale do Tejo (Projeto TytoTagus). Nesta atividade é possível visualizar as consequências previsíveis das alterações climáticas em Portugal, já que o Estuário do Tejo é uma das áreas que ficará previsivelmente abaixo do nível das águas do mar até 2050.

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED)-LabOr

Investigador(a) responsável: Inês Roque

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Vídeos sobre Projetos

Passeio ao luar: à descoberta dos animais noturnos na Herdade da Mitra

Walking under the moon: discovering the nocturnal animals of Herdade da Mitra

Siga a Lua para encontrar e conhecer os animais noturnos da Mitra. Nesta noite de lua cheia, convidamos a um passeio no meio do campo, na Herdade da Mitra, onde poderá provocar os seus sentidos, vendo e ouvindo a natureza à noite. Procurando desvendar os mistérios dos animais noturnos, iremos em busca das diferentes espécies, desde aves, anfíbios, insetos. Falaremos sobre os seus hábitos, como os encontrar, sobre alguns dos mitos associados aos animais e como pequenos gestos podem ajudar na sua conservação.

O ponto de encontro será o Edifício da Cantina na Herdade da Mitra, por volta das 20h30, e o retorno às 22h30. A proposta é apanhar o nascer da lua (prevista para as 21h23). As pessoas devem levar calçado e roupa confortável e, se possível, lanternas (não é obrigatório, temos algumas que podemos fornecer).

 

 

Horário: 20h30 Público: Todas as idades

Organizado por: Unidade de Biologia da Conservação, Departamento de Biologia, Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED)

Investigador(a) responsável: Carmo Silva

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

De onde vem a minha açorda?

Where does my lunch come from?

Pegando em pratos de relevância na nossa dieta pelo valor histórico como a açorda, ou pela sua prevalência, o público será desafiado a identificar a sazonalidade dos alimentos e a origem/distância dos alimentos, sendo que grande parte de alimentos que temos no imaginário como regionais ou nacionais, tais como o alho ou o pão, são provenientes de outros países. Esta atividade propõe-se a sensibilizar a população para a origem dos alimentos, enquadrando a importância de um sistema alimentar local na criação de oportunidades para agricultores e redução do impacto ambiental.

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED)

Investigador(a) responsável: Catarina Esgalhado

No enquadramento do projecto: Rural Renaissance - Fostering innovation and business opportunities (NEWBIE)

Área temática: Ciências da Saúde

Tipo de atividade: Demonstrações

Plantas tolerantes a estresses ambientais – do genótipo ao fenótipo

Plant tolerance to environmental stresses – from genotype to phenotype

Com esta atividade pretende-se exemplificar o procedimento que é feito em programas de melhoramento de plantas com vista à seleção de genótipos mais resilientes a constrangimentos ambientais, descrever uma estratégia seguida no desenvolvimento de plantas que possam vir a ser utilizadas em culturas agrícolas de modo a ultrapassar os efeitos negativos das alterações climáticas contribuindo, em simultâneo, para uma agricultura mais sustentável. O desenvolvimento de novas variedades com um nível de tolerância superior perante os stresses ambientais contribui para a sustentabilidade do setor agrícola.

Horário: De 16h às 23h Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED)

Investigador(a) responsável: Hélia Cardoso

No enquadramento do projecto: LIVESEED

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

Heritales projeta cinema para prevenir a mudança climática: entre o património natural e cultural

Learn to preserve you natural Heritage with HERITALES!

Sessão composta de projeção de curtas metragens no formato animação, cujos títulos são: I am a tree e  I am not Alice. Além do filme Swamp Dialogue, referido ao contraste entre a proteção do mundo cultural e o mundo natural, elementos ecológicos e sociais vinculados à sustentabilidade ecológica para a prevenção do da mudança climático. Na sequência haverá debate.

* Esta actividade decorrerá na Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE), junto à praça do Giraldo

Horário: De 16h às 23h Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Heritales

Em parceria com: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS)-ESACH Évora

Investigador(a) responsável: Maria Zozaya-Montes

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Vídeos Curtos

QUIZ “Viva os Objetivos” para um Turismo mais Sustentável

QUIZ "Go Goals" - towards a more Sustainable Tourism

O QUIZ "Viva os Objetivos" promove conhecimento sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a partir de exemplos de ações que possam ser tomadas para mitigas as alterações climáticas. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a concretização dos ODSs.

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS)

Investigador(a) responsável: Luísa Rocha

No enquadramento do projecto: Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo (PISTA)

Área temática: Ciências Sociais e Humanas

Tipo de atividade: Jogos, Apps e Desafios

O HERCULES e o Património sob a ação do Clima

HERCULES Laboratory and climate impacts on cultural heritage

Pretende-se realizar a exposição e demonstração de equipamentos laboratoriais para análise de materiais com interesse patrimonial e patologias desenvolvidas por ação do clima.

Horário: De 16h00 às 23h00 Público: Todas as idades

Organizado por: Laboratório HERCULES

Investigador(a) responsável: Teresa Ferreira

Área temática: Física / Química

Tipo de atividade: Demonstrações

Emergência Climática e Património Cultural: o papel da ciência

Climate Emergency and Cultural Heritage: the Science's Role

“Pelo Clima e Pela Arte... Sabes qual a nossa parte?” A actividade pretende dar a conhecer algumas das iniciativas e precauções adoptados pela comunidade científica do Hercules no sentido de proteger o Património Cultural dos efeitos das alterações climáticas e provocar a sociedade a refletir sobre a sua participação em determinadas questões relacionadas às mudanças climáticas.

Horário: De 16h às 23h Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Laboratório HERCULES

Investigador(a) responsável: Ana Catarina Pinheiro

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Jogos, Apps e Desafios

Património histórico escrito sob a ação do clima

Written heritage and climate impact

A atividade convida a recuar no tempo para aprender com que ingredientes e a partir de que receitas se preparava a tinta ferrogálica – uma das mais usadas para escrever e desenhar em diferentes tipos de suporte. Depois de a “descobrir”, há que experimentá-la! Poderá, ainda, utilizar um microscópio digital portátil para observar as suas características em documentos antigos onde foi utilizada, visualizar imagens de documentos históricos escritos com estas tintas e avaliar o estado de degradação destes documentos para a qual as condições ambientais e suas alterações contribuem.

Horário: De 16h às 23h Público: Todas as idades

Organizado por: Laboratório HERCULES

Investigador(a) responsável: Teresa Ferreira

No enquadramento do projecto: IRONIC - Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um património cultural em risco

Área temática: Física / Química

Tipo de atividade: Demonstrações

Captura e Armazenamento Geológico de CO2: Devolver o Carbono à sua Origem

Capture and Geological Storage of CO2: Returning Carbon to its Origin

A atividade proposta visa explicar e dar a conhecer uma área científica que se debruça sobre a avaliação e caracterização geológica de locais onde é possível armazenar CO2 capturado na atmosfera ou a partir de fontes produtoras estacionárias (indústrias e petrolíferas). A investigação tem como objetivo contribuir para a redução das emissões de gases para a atmosfera de maneira a evitar os problemas associados ao efeito estufa e, por sua vez, mitigar as alterações climáticas.

Horário: 17h00 / 19h00 / 22h00 Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Instituto de Ciências da Terra e Laboratório HERCULES

Investigador(a) responsável: Ana Catarina Gomes de Pinho

No enquadramento do projecto: InCarbon; PilotSTRATEGY; StrategyCCUS

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

Biodiversidade dos lagos e charcos de Évora

Biodiversity of lakes and ponds in Évora

Observação à lupa e microscópio de organismos aquáticos presentes nos lagos e charcos da cidade de Évora. Na ocasião os investigadores explicarão sobre a influência das alterações globais na biodiversidade (climática e antropogénica).

Público: Todas as idades

Organizado por: Laboratório da Água

Em parceria com: Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) e International Network on Limnology of Drylands (INLD)

Investigador(a) responsável: Manuela Morais

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Demonstrações

Experiências sobre o efeito de estufa

The experiences of the greenhouse efect

Actividade experimental sobre o efeito de estufa atmosférico, um fenómeno climático que se relaciona com as alterações climáticas e com a sustentabilidade.

Horário: De 18h às 21h30 Público: Todas as idades

Organizado por: Instituto de Ciências da Terra (ICT)

Investigador(a) responsável: Rui Salgado

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

Vamos então tornar a falar sobre alterações climáticas

Let's talk again about climate change

Conversa em torno do sexto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) e os dados mais recentes sobre a evolução do clima e as estimativas do clima do futuro.

* Esta actividade decorrerá na Torre do Sertório

Horário: 21h 22h30 Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Instituto de Ciências da Terra (ICT)

Investigador(a) responsável: Rui Salgado

No enquadramento do projecto: UIDB/04683/2020

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

Qual o estado do Tempo no Giraldo?

How does the weather look like at Giraldo?

És um bom Meteorologista?​​ A atividade consiste na utilização de alguns instrumentos meteorológicos expostos, para o preenchimento on-line dos parâmetros meteorológicos percebidos por cada participante. Após submissão será revelado o resultado do "teste de meteorologista”, dando a hipótese de repetir.

* Esta actividade decorrerá na Torre do Sertório

Horário: 17h30; 19h30 Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Instituto de Ciências da Terra (ICT)

Investigador(a) responsável: Miguel Potes

Área temática: Física / Química

Tipo de atividade: Jogos, Apps e Desafios

Museu e alterações climáticas: arte, ciência e património

There is science at the Museum!

Porque o Museu é um espaço de Todos e para Todos, convidamos a integrar esta viagem guiada por especialistas com quem encontraremos peças que ilustram a ação climática no passado, para melhor entendermos fenómenos registados no presente e refletirmos sobre o futuro. Uma historiadora, um arqueólogo e um botânico falarão sobre alterações climáticas a partir de peças arqueológicas e de peças de arte expostas no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, demonstrando a importância da iconografia como fonte essencial ao estudo do clima no passado para uma melhor compreensão dos fenómenos que lhe estão associados. Esta iniciativa também faz parte do ciclo “Há ciência no Museu!”.

* Esta actividade decorrerá no Museu Frei Manuel do Cenáculo

Horário: De 16h às 17h30 Público: Jovens e Adultos

Organizado por: Instituto de História Contemporânea (IHC)

Em parceria com: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Investigador(a) responsável: Ana Cristina Martins e Sandra Leandro

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias

Frederico e a planta maravilhosa

Frederico and the wonderful plant

A atividade baseia-se num conto infantil em que são evidenciadas as características da planta do deserto, que não é um cacto!

Horário: 16h; 17h; 18h; 19h; 20h; 21h Público: Todas as idades

Organizado por: Instituto de História Contemporânea (IHC)

Investigador(a) responsável: Sara Albuquerque

No enquadramento do projecto: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Área temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Tipo de atividade: Conversas & Controvérsias


Veja o mapa do evento:

Back to Top