BioBlitz

No próximo dia 24 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores promove mais uma edição do BioBlitz, que este ano se junta ao primeiro BioBlitz europeu que decorre ao longo de 48 horas!

Esta atividade de ciência cidadã tem um propósito científico útil, mas é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes. Para participar nesta atividade não se esqueça de se registar no BioDiversity4All e descarregar a aplicação iNaturalist (Android ou iOS) para poder adicionar observações e contribuir para o maior Bioblitz europeu!

BioBlitz na NEI 2021 em Lisboa:

Entre as 9h00 e as 19h00 junte-se a diversos especialistas no Iscte, onde vamos procurar medir a biodiversidade no campus da Cidade Universitária, através da contagem das espécies de aves, líquenes, insetos, plantas e répteis. Ao final do dia visite-nos na Noite Europeia dos Investigadores e venha observar os morcegos e as borboletas noturnas no Jardim Botânico da ULisboa.

Inscrição para participação no BioBlitz, em Lisboa.

@ Iscte – Instituto Universitário de Lisboa

[Ponto de encontro: Iscte, junto à porta principal do Edifício II. Morada: Av. Prof. Aníbal Bettencourt, 1600-189 Lisboa]

Aves: 9h00 -11h00
Líquenes: 11h00 – 13h00
Insetos: 14h00 -16h00
Plantas: 16h00 -18h00
Répteis: 18h00 – 19h00

@ Jardim Botânico, Museu Nacional de História Natural e da Ciência

[Acesso através da entrada principal para a Noite Europeia dos Investigadores]

Morcegos: 20h00 – 21h30
Borboletas noturnas: 21h30 – 22h30
Resultados: 22h30 – 23h00

Informações úteis:

Para esta atividade será utilizada uma aplicação própria e será feito um percurso pedonal. Se possível, deverá trazer:

– Telemóvel, com a app instalada e bateria carregada

– Roupa e calçado confortável

– Binóculos para observação de aves

O que é um BioBlitz?

Durante um BioBlitz cidadãos, cientistas e naturalistas trabalham em conjunto para registar o maior número de espécies que ocorrem numa região delimitada e num período determinado de tempo.

O BioBlitz é uma metodologia para realizar uma avaliação rápida da biodiversidade de um local, representando uma ferramenta poderosa na criação de alicerces para a conservação da biodiversidade, apoiada nos cidadãos. Um BioBlitz tem como objetivos dar contributos valiosos para a ciência, para medidas de gestão ambiental, para decisões políticas e para a educação ambiental, promovendo a interligação entre diferentes grupos de cidadãos com vista a uma mais efetiva conservação da biodiversidade.  

Aceda aqui ao manual de como registar as suas observações sobre a biodiversidade na plataforma!

Back to Top