Apresentação

Noite Europeia dos Investigadores (NEI)

A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro. Em 2018, terá lugar a 28 de setembro e, em 2019, a 27 de setembro.

 

Edições NEI de 2018 e 2019: SCICITY – Science in the City

`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa, conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das atividades em Lisboa, Braga e Évora. A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garantirá o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa.

O MUHNAC-UL funcionará como a unidade centralizadora das atividades que decorrerão nessa noite em Lisboa, estando a ser planeado um programa de oferta ao público em geral, no Rato/Príncipe Real, que compreende o desenvolvimento de atividades principais no Museu, mas também eventos paralelos nos jardins do Príncipe-Real, com o objetivo de  apresentar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal. Em 2018, as atividades em Lisboa vão decorrer no eixo Rato/Príncipe Real. O projeto cobrirá ainda as regiões do Minho e do Alentejo com atividades a decorrer no Fórum Braga, em Braga e na Universidade de Évora.

Além das atividades durante a Noite, este consórcio promove uma série de atividades preparatórias, ao longo de 2018 e 2019, com o intuito de cativar o público em geral para o grande evento e, mais eficazmente, divulgar a Ciência e o papel dos nossos cientistas para a construção das cidades do futuro.

 

SCICITY ‘Science in the City’ is the theme for the European Researchers’ Night for the 2018-2019 biennium in Lisbon, Braga and Évora (Portugal), aiming to bring researchers and society together in preparatory activities and during the evenings of the last Friday in September. The theme seeks to respond to the main concerns of urban communities related to the global changes predicted for the next decades, highlighting the relevance of science to ensure the quality of life in the cities and the preservation of cultural heritage as a crucial factor for sustainability. The consortium of this project, coordinated by the University of Lisbon through MUHNAC-ULisboa, includes the School of Sciences of the University of Minho, the Faculty of Science and Technology of Nova University in Lisbon, the University of Évora and the Lisbon University Institute for the development of activities in Lisbon, Braga and Évora. The Higher Institute for Tourism and Hotel Studies in Estoril is also a partner, contributing to the preservation of the cultural heritage by disseminating the Mediterranean Diet, as well as the Lisbon Municipal Council, which will ensure the involvement of diverse audiences in the city of Lisbon.

This project has been supported by the EU under HORIZON 2020 in the framework of the Marie Skłodowska Curie actions.