As alterações climáticas são reais mas tu podes ajudar a travá-las!

Apesar de existir uma discussão mediática acerca da existência ou não de alterações climáticas causadas pela acção humana, o consenso entre investigadores sobre a sua existência é inegável.

Sabemos que se as temperaturas estão a aumentar, embora se verifiquem também episódios de frio extremo e inundações. No entanto, as temperaturas médias estão a subir e os gases de efeito de estufa libertados para a atmosfera “prendem” o calor vindo do Sol na nossa atmosfera, impedindo-o de se dissipar.

 

 

Os impactos deste aquecimento podem ser irreversíveis. Sabemos que o nível médio das águas do mar tem vindo a subir, que poderá contaminar a água doce potável. Algumas ilhas pequenas poderão mesmo vir a desaparecer e fenómenos extremos (como cheias ou períodos de seca) são cada vez mais frequentes. Os calotes polares, onde habitam vários animais estão a derreter, resultando numa destruição de habitats que poderá, em última instância, resultar na extinção destas espécies.

 

 

Mas podemos nós fazer alguma coisa para diminuir estes efeitos? Podemos optar por fontes de energia mais limpa (como energia solar ou eólica), evitando o uso de combustíveis fósseis. Podemos utilizar transportes públicos, utilizar electrodomésticos mais eficientes e melhorar o isolamento das nossas casas, reduzindo assim o consumo energético.

 

 

UN Environment
The Climate Change Connection

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *