Porto

lisboa_logoporto_logoporto_logominho_logo
Programa de atividades / Activities Programme:

Venha conhecer culturas de algumas espécies de macroalgas marinhas e resultados de biomassa em diferentes condições de cultivo. Assista a uma demonstração de amostras de extractos de pigmentos, veja uma mostra de produtos produzidos a partir da biomassa oriunda do cultivo de macroalgas e participe na degustação de alguns desses produtos.

Actividade promovida por: ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados, Lda.
Projecto: LIFE SEACOLORS - Demonstration of new natural dyes from algae as substitution of synthetic dyes actually used by textile industries.

Saiba mais sobre o papel das organizações ambientais na educação do cidadão para a sustentabilidade ambiental e fique a par das diferentes acções de divulgação científica e educacional que têm vindo a ser realizadas pelo país, no contexto da preservação da biodiversidade e conservação da Natureza.

Actividade promovida por: FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens

Fique a conhecer os pressupostos da avaliação clínica da marcha (neuropatias periféricas e distúrbios morfológicos e biomecânicos do pé) que estão na base do desenvolvimento de calçado customizado. Convidamo-lo(a) a assistir a uma demonstração da avaliação da distribuição plantar de pressões durante a marcha.

Actividade promovida por: LABIOMEP – Laboratório de Biomecânica do Porto I FADEUP - Faculdade de Desporto da U.Porto
Projecto: StressLess Shoe e Newalk (QREN)

Convidamo-lo(a) a conhecer o programa RESOLVE, uma iniciativa de transferência de tecnologia desenhado para aumentar a eficácia na transmissão de conhecimento e na criação de valor a partir do conhecimento gerado nas entidades do sistema de Investigação e Inovação da Região Norte, focado na área da saúde. O RESOLVE disponibiliza um conjunto de ferramentas a equipas de investigadores/start-ups seleccionados com vista a superar obstáculos no processo de transferência de conhecimento e maximizar o seu potencial de mercado.

Actividade promovida por: i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Projecto: RESOLVE - NORTE-01-0246-FEDER-000018

Conheça o Projecto Conceito Itinerante, que se concretizou na interpretação e transformação de 3 espaços (espaço comercial, monumento, museu) através de 3 exposições, com o objectivo de analisar aproximações e divergências no processo. Promoveu a interacção de artistas nacionais e internacionais; adaptou estratégias de partilha de divulgação cultural e criatividade social; estabeleceu conexões e colaborações com Cabo Verde. A última etapa (na Casa-Museu Abel Salazar, 2015/16), será o foco desta análise no âmbito das envolvências e perspectivas futuras.

Actividade promovida por: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» I FLUP - Faculdade de Letras da U.Porto

Convidamo-lo(a) a conhecer o Sistema Nervoso, algumas das metodologias aplicadas em investigação, a sua utilidade e aplicabilidade na sociedade. Será realizada uma introdução ao sistema nervoso central, com particular ênfase na sua morfologia. Introdução às neurociências e aos seus diferentes campos de estudo, com incidência nos diferentes modelos experimentais, técnicas laboratoriais, técnicas de análise e de análise comportamental.

Actividade promovida por: CINTESIS - Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina da U.Porto

Convidamo-lo(a) a participar num jogo animado de perguntas e respostas sobre Biodiversidade. De forma interactiva poderá testar conhecimentos e descobrir inúmeras curiosidades.

Actividade promovida por: CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, U.Porto e Fundação de Serralves

Demonstração da aplicabilidade de imagens de satélite no conhecimento do território e da biodiversidade, assim como, na monitorização do estado dos ecossistemas. Poderá observar imagens de satélite, gráficos e fotografias utilizadas no trabalho deste grupo de investigação. Ficará ainda a conhecer o projecto ECOPOTENCIAL.

Actividade promovida por: CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, U.Porto
PROJECTO: H2020 ECOPOTENTIAL - Improving future ecosystem benefits through Earth Observation

Nesta actividade prática explorará os processos químicos utilizados na cozinha molecular partindo da matéria vegetal. Poderá extrair sabores de sementes e frutos e o resultado final será a produção e degustação de uma sobremesa.

Actividade promovida por: CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, U.Porto

Analise vestígios deixados pelos animais, tais como, penas, pêlos, peles, excrementos, regurgitações, pegadas, etc.. Poderá constatar que, de uma forma simples e económica, estes estudos permitem aumentar o conhecimento sobre os seres vivos, nomeadamente, sobre alguns dos seus hábitos.

Actividade promovida por: CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, U.Porto

Participe numa mostra sobre a importância de um mamífero emblemático do neotrópico, a preguiça. Compreenda a importância da protecção das florestas e, consequentemente, de recursos naturais essenciais à sobrevivência do homem, como é o caso da água.

Actividade promovida por: CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, U.Porto

Nesta actividade prática poderá manusear diversos instrumentos ópticos que lhe permitirão observar a vida microscópica existente à nossa volta. Poderá ainda participar na exemplificação das propriedades da electricidade estática recorrendo a materiais de uso doméstico.

Actividade promovida por: YScience

Nesta área dedicada à interactividade será possível comandar um drone, ser piloto de FPV (First Person View) e desfrutar de diferentes experiências de realidade virtual.

Actividade promovida por: IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
MDT - Grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território I CEAU - Centro de Arquitectura e Urbanismo – Faculdade de Arquitectura da U.Porto

Observe a mostra de trabalhos de investigação na área da urbanização, com destaque para a região Noroeste de Portugal, e na área de apoio à gestão territorial. Ficará ainda a conhecer a participação deste grupo de investigação em diversos eventos académicos.

Participe na demonstração da articulação existente entre o estudo e ensino de técnicas artísticas, sua respectiva aplicação em projectos de conservação e restauro do património e sua fruição por parte das comunidades. Poderá observar vídeos, imagens e outros materiais relacionados com esta área de investigação.

Actividade promovida por: CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes I Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Fique a saber um pouco mais sobre o contributo da Comissão Europeia e dos Programas de Suporte que esta promove para o avanço do conhecimento científico.

Actividade promovida em colaboração com: Gabinete de Apoio à Investigação da U.Porto

Conseguimos ajudá-lo(a) a compreender o trabalho efectuado por um investigador científico? A sua opinião é muito importante para nós!

Actividade promovida por: MHNC-UP – Museu de História Natural e da Ciência da U. Porto

Contacte com uma vasta diversidade de ossos, descobrindo como se relacionam e quais as suas particularidades. O desafio final será identificar o animal ao qual pertencem.

Diversas plantas têm viajado pelo planeta com o Homem e as suas rotas estão directamente ligadas à história das sociedades humanas. Fenícios, gregos, romanos e árabes, entre outros, chegaram à Península Ibérica trazendo novos alimentos. Sabe quais? De onde vêm os alimentos que comemos hoje? A arqueobotânica ajuda a desmistificar algumas ideias, como por exemplo que a banana não vem do continente americano. Venha conhecer o percurso das plantas e contactar com material vegetal antigo.

Esta actividade é um convite à reflexão acerca da problemática das espécies invasoras e dos seus efeitos sobre a biodiversidade, através de um jogo em que cada participante procura descobrir características e efeitos de várias espécies invasoras presentes em Portugal continental.

Durante a Pré-História o Homem utilizava diferentes tipos de pedras como facas. Venha conhecer que pedras eram utilizadas para cortar plantas, carne e peles através das colecções arqueológicas e litoteca do MHNC-UP. Venha ver como eram os utensílios em pedra e como eram talhados. Experimente a sua eficácia e veja uma aplicação directa da sílica.

Nesta actividade terá contacto com diferentes objectos museológicos pertencentes às diversas colecções do MHNC-UP. Observará detalhes das diversas peças, descobrirá curiosidades e poderá avaliar os seus conhecimentos através de jogo que contará com a participação dos curadores.

Durante um percurso pelo Jardim Botânico do Porto, convidamo-lo(a) a explorar diversos substratos, a desenvolver a curiosidade e a capacidade de observação e a experimentar a herborização de espécies de plantas, usando as técnicas e ferramentas do séc. XVIII e os novos recursos que dispomos no séc. XXI.

Actividade promovida por: CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, U.Porto

Uma conversa descontraída sobre plantas, habitats e biodiversidade e a sua relação com o ser humano.

Actividade promovida por: Prof. Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto/MHNC-UP

Durante uma saída de campo ao jardim Botânico do Porto/MHNC-UP; convidamo-lo(a) a acompanhar o trabalho de biólogos no estudo de charcos aí existentes. Ficará a conhecer as técnicas de estudo utilizadas e terá a oportunidade de observar algumas das espécies que habitam os charcos.

Actividade promovida por: CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, U.Porto

Uma palestra/debate dedicada às potencialidades e impacto da política de Acesso Aberto às publicações científicas, baseada no exemplo do Repositório Aberto da U.Porto.

Actividade promovida por: Eng. Augusto Ribeiro, U.Porto

On September 30, from 18h00 to 00hoo, in Porto the Natural History and Science Museum of the University of Porto (MHNC-UP) opens the doors of the emblematic and recently renewed Casa Andresen at Porto’s Botanical Garden/MHNC-UP, and invites the public, from all ages, to take part in the celebration of this year’s edition of the European Researchers Night, which will also happen simultaneously in Lisbon and in Braga.

During the longest, most interesting scientific night of the year, everyone is welcome to join us and engage in an exemplary and diverse selection of dissemination activities that illustrate the impact that scientific research has on society and on our everyday lives. As a member of the SCILIFE (Science in Everyday Life) Consortium, which is coordinated by the National Museum of Natural History and Science (ULISBOA/MUHNAC) and brings together the School of Sciences of the University of Minho, the Association for Innovation and Development of FCT (NOVA.ID. FCT), the Research Center in Sociology Studies (CIES), Lisbon University Institute (ISCTE-IUL), and Lisbon City Hall, the MHNC-UP’s programme for the last night of September follows the main goal of contributing to raise awareness in this scope. From debates and lectures with experts in botany and digital information management, to quizzes, interactive games, hands-on acivities, demonstrations, sensory experiences, including virtual reality, and guided visits to the Botanical Garden of Porto / MHNC-UP, a whole range of highly enticing actions has been prepared specifically to prompt the participants’ close interaction with researchers from all areas of knowledge, from hard core science, such as physics, to the social sciences and every field in between.

This initiative will be promoted in close collaboration with over 15 partners, mobilizing more than thirty researchers, students and volunteers.

Amongst the numerous activities comprised in the event, one can highlight, for instance, a naturalist expedition, XIX century style, to the Botanical Garden, a fieldwork trip aimed at unveiling the animal species that inhabit its ponds, or a debate on the potential of open access policies in scientific research. In Porto, the MHNC-UP will challenge the visitors to find out how to produce algae-derived products with very useful applications, to operate a drone, to appraise the role played by nature conservation associations, to figure out the mechanical phenomena that are set in motion when we move and their implications for health, to appreciate the interaction between arts and cultural dissemination and the role of creativity in that context, to recognize the great impact of neuroscience research in our typical behaviours, to understand how scientists use satellite images to analyze land and ocean biodiversity patterns, to learn how to prepare a delicious dessert from different plant parts, using molecular cuisine "recipes", to notice the microscopic world around us and to acknowledge our collective role as builders of the territory we inhabit, and all the possible intersections between heritage, arts and science.

Programa PT (PDF) – Download
Programme ENG (PDF) – Download