Funchal

funchal_logoCity_Portominho_logoporto_logo

Programa de atividades / Activities Programme:

Em vários pontos do piso 2 do Centro comercial La Vie, os visitantes de todas as idades poderão observar e participar em atividades demonstrativas e conversar com investigadores de diversas áreas.

Organização: SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

Carlos Soares Lopes | Gestor de Projetos no Centro de Empresas e Inovação da Madeira

João Clode | Membro da Comissão Diretiva do Observatório Oceânico da Madeira

José Manuel Baptista | Vice-Reitor da Universidade da Madeira

José Luís Freitas | Responsável pelo Desenvolvimento de Negócio do Madeira Interactive Technologies Institute

João Rodrigues | Coordenador Científico do Centro de Química da Madeira

Nuno Nunes | Presidente da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Carlos Lucas | Estudante de doutoramento na Área da Robótica Submarina

Pedro Neves | Bolseiro de investigação na área da Biodiversidade e Amostragem Subaquática

Organização: OOM - Observatório Oceânico da Madeira

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

A investigação marinha é transversal a diversas áreas do conhecimento científico, utilizando múltiplas ferramentas e tecnologias. Visite a exposição fotográfica que mostra um pouco do trabalho dos investigadores de várias áreas científicas que se dedicam ao estudo do ambiente marinho.

Organização: OOM - Observatório Oceânico da Madeira

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

Venha assistir a um documentário realizado no âmbito do projeto CETACEOSMADEIRA II (projeto que se dedicou à identificação de áreas marinhas críticas para o roaz e vigilância do estatuto de conservação dos cetáceos no Arquipélago da Madeira), que mostra os trabalhos efetuados pela equipa científica do Museu da Baleia da Madeira.

Organização: MBM - Museu da Baleia da Madeira

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

A navegação marítima é um dos principais meios de introdução de espécies não-indígenas em novos ecossistemas. Estas espécies podem chegar de todo o mundo em águas de lastro ou incrustadas nos cascos das embarcações. Muitas destas espécies são invasoras podendo assim desempenhar uma potencial ameaça à biodiversidade marinha. Nesta atividade, convidamo-lo a observar e identificar estes estranhos, mas belos organismos e conhecer o seu modo de vida.

Organização: MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

A investigação em aquacultura desenvolve-se em diferentes linhas, entre elas, a diversificação de espécies e a nutrição. Que “novas” espécies a aquacultura pode oferecer aos nossos pratos? Como são alimentados os peixes de aquacultura? Venha descobrir com o Centro de Maricultura da Calheta.

Organização: CMC - Centro de Maricultura da Calheta

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

A Biologia pesqueira é a área das ciências que estuda as pescarias do ponto de vista da biologia e ecologia das espécies sujeitas à exploração comercial, com o objetivo de uma gestão sustentável dos recursos marinhos. Nesta noite dedicada à Ciência venha conhecer um pouco da investigação pesqueira, descobrir o que são otólitos e como se determina a idade dos peixes através destas estruturas, que parasitas vivem no peixe e o que é a ciguatera.

Organização: DSI - Direção de Serviços de Investigação/DRP - Direção Regional de Pescas

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

O projeto educativo que tem como objetivo o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com GPS. Imagine lançar ao mar um destes barquinhos e segui-lo enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das correntes. Um destes veleiros está a ser preparado e decorado por escolas da Madeira para ser lançado ao mar, ainda este ano. Poderá vê-lo neste evento.

Organização: EBMF - Estação de Biologia Marinha do Funchal

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

O Oceano ainda é um local muito pouco explorado. Para auxiliar no seu estudo existem diversas tecnologias como ROVs, boias, gliders e satélites. Estes equipamentos fornecem-nos dados imprescindíveis para conhecer os ecossistemas marinhos e compreender os fenómenos oceânicos. Venha descobrir de que forma estas tecnologias auxiliam a investigação científica.

Organização: OOM - Observatório Oceânico da Madeira/MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

Identificar individualmente as baleias e golfinhos é fundamental para o estudo da sua ecologia e comportamento. A foto-identificação é uma técnica utilizada no mundo inteiro porque é não invasiva e fácil de aplicar. Ao fotografarmos diversas partes do corpo dos animais podemos identificar marcas únicas que distinguem os indivíduos. Venha aprender a identificar estes animais através da observação de fotografias das suas barbatanas dorsais e cicatrizes.

Organização: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Madeira

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

Desde 1933 que o Museu de História Natural do Funchal tem vindo a desenvolver e a divulgar o conhecimento da fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira. Este conhecimento deu origem a uma coleção científica com mais de 50.000 registos. Venha conhecer um pouco a investigação desenvolvida nesta instituição, através da observação à lupa de alguns espécimes da coleção, da exibição de ilustrações científicas da autoria de Helena Encarnação (1974-2013) e de uma atividade de pintura de desenhos de organismos marinhos e terrestres dirigida ao público juvenil.

Organização: MHNF - Museu de História Natural do Funchal

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

O M-ITI é um instituto de inovação, que se baseia em três competências essenciais da interação humano-computador (Ciências Humanas, Ciências da Computação e Engenharia de Software e, Design e Criatividade). Desde a sua fundação, em 2009, que os seus investigadores têm vindo a desenvolver projetos de I&D, resultando em aplicações para turismo, multimédia, saúde, energias renováveis, smart cities, telecomunicações, em parcerias internacionais com a academia e empresas. Visite o nosso espaço e descubra mais sobre as nossas áreas de intervenção.

Organização: M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

Várias atividades lúdico-didáticas estarão à disposição dos visitantes mais novos. Biodiversidade marinha, lixo marinho e pesca sustentável são alguns dos temas abordados nos jogos.

Jogo de tabuleiro - Os jogadores terão de responder a perguntas sobre vários temas relacionados com o Oceano.

Desenhos para colorir - Atividades criativa de pintura de organismos marinhos

Vamos pescar - Os visitantes podem pescar, identificar e medir ilustrações de peixes.

Memória de marinheiro - Jogo da memória com espécies marinhas.

Organização: OOM - Observatório Oceânico da Madeira

Local: Centro comercial La Vie, Piso 2

Programa (PDF) – Download