Universidade do Minho

MinhoA Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) foi criada em 1975, sendo uma Escola de referência no ensino e investigação nas diferentes áreas das Ciências Exatas e Naturais. Integra 5 Departamentos (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações e Química) e conta com um corpo docente constituído por 181 membros, todos doutorados, dando resposta a uma estratégia de formação de recursos humanos altamente qualificados.

A sua população estudantil é de cerca de 1300 alunos, distribuídos pelas doze licenciaturas ministradas, e ainda cerca de 540 estudantes de Mestrado e Doutoramento. A ECUM é também responsável pelo ensino de disciplinas de ciências básicas noutras licenciaturas da UMinho (Engenhariam Economia, Psicologia, etc).

A ECUM está implantada nos dois campi universitários. No campus de Gualtar, em Braga, localizam-se a administração central, assim como os Deps. de Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações, Química e as correspondentes áreas de investigação, organizadas em Centros de Investigação. No campus de Azurém, em Guimarães, localizam-se também instalações dos Deps. de Matemática e Aplicações, Química e Física, e as respetivas áreas de ensino e investigação.

Os Deps. da ECUM dispõem de infra-estruturas laboratoriais de qualidade, bem equipadas, que garantem um bom nível de formação dos estudantes e condições para o desenvolvimento da investigação.
Através dos seus Deps. e Centros de Investigação, a ECUM promove ainda diversas atividades de extensão universitária, nomeadamente ações de formação, apoio técnico, prestação de serviços especializados e ações de divulgação da ciência e tecnologia.