Câmara Municipal de Lisboa

CML

A Câmara Municipal de Lisboa é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas. Como Capital Europeia tem ainda a atribuição de representar o País.

A sua missão é fazer com que as políticas urbanas promovam o desenvolvimento do território. Isto significa assegurar a organização, o funcionamento e o desenvolvimento da cidade. Para isso trabalha de forma complementar áreas tão diferentes como o planeamento e ordenamento, a ação social, a cultura e o património, o ambiente, o licenciamento de obras particulares, a gestão do espaço público, o crescimento económico, a saúde e o bem-estar da população.

Para cumprir essa missão, tem mais de 9000 técnicos, em diferentes áreas de especialização e está organizada em várias unidades orgânicas especializadas em estratégia, planeamento e unidades operacionais.

A cidade tem cerca de 550.000 habitantes, mas influencia uma vasta área metropolitana, recebendo diariamente cerca de 2 milhões de utentes que vêm para trabalhar, estudar, fazer negócios ou visitar.

As grandes opções para a cidade propõem, entre outros, promover o empreendedorismo, melhorando a competitividade da cidade e aproveitando o potencial de inovação do maior centro de educação e pesquisa do país, para valorizar os seus recursos e reduzir a pobreza.

O município é composto por 17 autarcas eleitos, representando diferentes forças políticas, sendo 1 o Presidente e 16 vereadores.