Atividades Preparatórias

Calendário de Eventos

Enquanto a Noite não chega, poderá participar nas atividades preparatórias que decorrem ao longo do ano. Consulte as atividades e participe!

Lisboa:

lisboa_logo

Dizem que os cientistas têm ideias revolucionárias capazes de mudar o mundo. Mas as grandes ideias não passam de ideias a menos que alguém seja capaz de as colocar em prática! E para isso, mais importante do que ser cientista, é preciso ser-se empreendedor. São os nossos cientistas empreendedores? Que grandes ideias passaram a grandes projetos? Participe na próxima sessão do "Há Ciência na Cidade!" e venha conhecer os cientistas...que viraram empreendedores!

Inscreva-se através do e-mail neinvestigadoresporto@nullgmail.com.

Organização: Tec Labs – Centro de Inovação da Faculdade de Ciências da ULisboa
Local da actividade: Auditório do Tec Labs
Data | Horário: 17 Setembro | 10h-13h

Descrição: Era uma vez um cientista que teve uma ideia brilhante que podia em muito melhorar a vida das pessoas. Munido de um espírito a que alguns decidiram chamar de “empreendedor” procurou ajuda de pessoas que sabiam de finanças, gestão, comunicação, marketing e vendas e montou o seu próprio negócio que hoje gera muitos milhões ao ano e emprega umas boas dezenas de pessoas. Parece um conto de fadas, mas é a realidade de muitos cientistas que viraram empreendedores. Querem saber como? Então inscrevam-se e venham conhecer alguns!

Para mais informações:
neinvestigadoresporto@nullgmail.com
https://www.facebook.com/noitedosinvestigadorespt

No próximo dia 16 de julho, não se siga pelas dores nos ossos. Venha aprender a prever o estado do tempo com a ajuda dos cientistas! 😉

“Meteorologista por um dia” é a proposta do IPMA para o ciclo “Há Ciência na Cidade!”. Inscreva-se através do e-mail neinvestigadores@nullgmail.com!

O estado do tempo é um assunto que suscita muito interesse, o que é em grande parte explicado pelo impacto que tem no nosso quotidiano. Os meteorologistas são muitas vezes alvo de críticas, pois a taxa de acerto das previsões não é de 100%. Mas será assim tão diferente deste valor? Serão todas as variáveis (temperatura, vento, precipitação,…) possíveis de prever com a mesma taxa de acerto? Será possível melhorar no futuro? E podemos confiar nas previsões sazonais?
Para responder a estas questões é necessário compreender tudo o que está envolvido no trabalho de um previsor. Venha ser Meteorologista por um dia e aprenda a interpretar imagens de satélite, de radar e cartas de modelos numéricos. Ficará a compreender onde está disponível a melhor fonte de informação meteorológica, que o ajudará a melhor programar as suas atividades do dia a dia.
Investigadores: Isabel Monteiro, Carla Barroso, Isabel Trigo
Participação gratuita com inscrição prévia.
Local: IPMA, rua C do Aeroporto, 1749-077 Lisboa

Já ouviu falar na Polícia Científica?
A Ciência também está por detrás da lei e da justiça, e desta vez, são os peritos de Lofoscopia do Laboratório Científico da Polícia Judiciária que vão demonstrar o que pode a Ciência fazer pela segurança dos cidadãos! Em destaque estarão as impressões digitais. O que dizem elas sobre si? Que técnicas se utilizam para a identificação de indivíduos? É este tipo de identificação realmente fidedigno e eficaz?

“Dedos que falam por si…” É assim que se intitula a próxima sessão do ciclo “Há Ciência na Cidade!”. Participe!

Bioblitz - Lisboa

Que seres vivos se escondem em Monsanto? Quantas espécies de animais, plantas e fungos conseguimos descobrir num só dia?
No dia 2 de julho, desafiamos todos os cidadãos a descobrir a biodiversidade de Lisboa num programa para toda a família! Todas as observações serão integradas na maior plataforma de biodiversidade portuguesa – BioDiversity4All – Biodiversidade para Todos! Venha aprender mais sobre a biodiversidade do Parque Monsanto e contribuir para a investigação científica! 🙂
A entrada é livre!

Programa

09h00-11h00 Aves
10h00-12h00 Répteis
11h00-13h00 Árvores e arbustos
12h00-14h00 Borboletas
14h00-16h00 Libélulas
15h00-17h00 Gafanhotos e grilos
16h00-18h00 Flores, herbáceas e insectos
17h00-19h00 Líquenes e musgos
18h00-20h00 Mamíferos
19h00-21h00 Aves noturnas
20h00-22h00 Morcegos e anfíbios
21h00-23h00 Borboletas noturnas
22h00-00h00 Apresentação dos resultados

NCD - Lisboa

Porto:

porto_square

No próximo dia 27 de Setembro, das 15h00 às 17h00, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), enquanto membro do Consórcio SCILIFE, promotor da Noite Europeia dos Investigadores 2016-17, acolherá na Casa Andresen – Jardim Botânico do Porto, a workshop “Origem e Sabor do Chá”, promovida por Nina Gruntkowski.

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. Além de ser uma bebida muito prática e saudável, o chá tem uma longa história. Com origens na Ásia, foram os Portugueses que primeiro trouxeram o chá de Macau para a Europa. Hoje em dia, com duas plantações nos Açores, Portugal é o único produtor europeu com dimensão industrial. Dado existirem apenas duas plantas de chá (Camellia sinensis e Camellia assamica), a grande diversidade de chás é assim explicada tendo em conta o clima, terreno, bem como as diferentes técnicas de manufactura. Vamos reflectir sobre as diversas culturas de chá na Ásia e na Europa.

Esta será uma actividade destinada ao público em geral.

A participação é gratuita mediante inscrição prévia até ao dia 25 de Setembro através do endereço neinvestigadoresporto@nullgmail.com, até ao número máximo de 25 participantes.

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

No próximo dia 16 de Setembro, das 15h00 às 17h00, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), enquanto membro do Consórcio SCILIFE, promotor da Noite Europeia dos Investigadores 2016-17, acolherá na Casa Andresen - Jardim Botânico do Porto, a workshop "Groove in a box: Quando o computador entra na batida!", promovida pelo investigador George Sioros, do INESC TEC.

Poderão os computadores gerar uma "batida"? Terão eles a capacidade de nos fazer sentir o ritmo ou de nos pôr os pés a mexer e a dançar irresistivelmente? Existirá uma fórmula matemática para o groove ou para o swing?

Manter o ritmo ou criar ritmos musicais é uma capacidade partilhada pela maioria dos seres humanos. Nesta workshop, vamos explorar as potencialidades dos computadores para produzirem ritmos que despoletem as sensações musicais mais instintivas e características do ser humano.

Através de demonstrações simples e interactivas, recorrendo a um software inovador desenvolvido no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC), vamos revelar alguns dos elementos que compõem um ritmo groovy, agradável e natural.

Esta será uma actividade destinada ao público em geral.
A participação é gratuita mediante inscrição prévia até ao dia 14 de Setembro através do endereço neinvestigadoresporto@nullgmail.com, até ao número máximo de 25 participantes.

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

No dia 8 de Setembro, das 15h00 às 17h30, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), enquanto membro do consórcio SCILIFE, protmotor da NEI 2016-17, acolherá na Casa Andresen - Jardim Botânico do Porto, o workshop ImunoGénius, uma sessão prática sobre um kit didáctico destinado ao estudo da imunologia e sistema imunitário, promovida pelas investigadoras Ana Elisabete Pires e Carla Borges.

A Imunologia é um ramo da Biologia que se tem destacado por extraordinários avanços no conhecimento que contribuíram por exemplo para o controlo ou mesmo cura de muitas doenças potencialmente fatais.

Durante o workshop “ImunoGénius” serão abordados assuntos como a organização do sistema imune, a produção de anticorpos e sua diversidade e a vacinação como modo de estimular o sistema imune a criar defesas contra doenças graves e a prevenir o contágio entre indivíduos.

Número máximo de participantes - 20
Esta será uma actividade destinada ao público em geral.
A participação é gratuita mediante inscrição prévia até ao dia 3 de Setembro através do endereço neinvestigadoresporto@nullgmail.com.

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

Bioblitz - Porto

2 de Julho de 2016 | 7h30 – 22h30 | Jardim Botânico do Porto – Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)

No próximo sábado, convidamo-lo(a) a reunir a família e os amigos e a juntar-se a um conjunto de especialistas na (re)descoberta dos animais, plantas e fungos que dão vida ao Jardim Botânico do Porto! A entrada é livre e as inscrições feitas no local. Consulte o programa das sessões orientadas.

NCD - Porto

Braga:

minho_logo

Física Moderna – Atividades Experimentais Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, 17 de setembro, 10h-13h

A Escola de Ciências da Universidade do Minho, promove no próximo dia 17 de setembro, mais uma sessão integrada no ciclo de oficinas "Há Ciência na Cidade!", em parceria com o Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

A atividade tem como objetivos: compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova Física; tomar contato com as experiências clássicas que deram origem ao advento da teoria quântica; estudar a interação da radiação com a matéria; tomar contacto com propriedades atómicas e com a radioatividade.
As atividades incluem experiências que evidenciam: comportamento de ondas como partículas (fotões); comportamento ondulatório de partículas (difração de eletrões); determinação de constantes fundamentais (constante de Plank, magnetão de Bohr, carga específica do eletrão); estudar a radioatividade e os níveis atómicos.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 13 de setembro através do formulário disponível em https://goo.gl/PoB8iF
Participe!

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

Física Moderna – Atividades Experimentais
Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, 17 de setembro, 10h-13h
A Escola de Ciências da Universidade do Minho, promove no próximo dia 17 de setembro, mais uma sessão integrada no ciclo de oficinas "Há Ciência na Cidade!", em parceria com o Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
A atividade tem como objetivos: compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova Física; tomar contato com as experiências clássicas que deram origem ao advento da teoria quântica; estudar a interação da radiação com a matéria; tomar contacto com propriedades atómicas e com a radioatividade.
As atividades incluem experiências que evidenciam: comportamento de ondas como partículas (fotões); comportamento ondulatório de partículas (difração de eletrões); determinação de constantes fundamentais (constante de Plank, magnetão de Bohr, carga específica do eletrão); estudar a radioatividade e os níveis atómicos.
A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 13 de setembro através do formulário disponível em https://goo.gl/PoB8iF
Participe!
A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

Noite das Estrelas
ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho, Gualtar, Braga, 3 de setembro, 21h30-23h30

A Escola de Ciências da Universidade do Minho, promove no próximo dia 3 de setembro, mais uma sessão integrada no ciclo de oficinas "Há Ciência na Cidade!", em parceria com a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

A atividade consiste num contacto com a Astronomia. Será dividida em duas partes: uma parte mais expositiva/teórica, realizada em espaço coberto (auditório), e outra parte observacional com telescópios, acompanhada de uma visita guiada ao céu.
Para além disso, os participantes receberão um planisfério e será ministrada uma explicação sobre a sua utilização e sobre a utilização de cartas celestes.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 30 de agosto através do formulário disponível em https://goo.gl/Bjk1gx
Participe!

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

Vem descobrir o Mundo Nano em Braga!
INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Braga, 16 de julho, 10h|11h|12h

A Escola de Ciências da Universidade do Minho, promove no próximo dia 16 de julho, a sua primeira sessão integrada no ciclo de oficinas "Há Ciência na Cidade!", em parceria com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Em várias estações, investigadores do INL vão explicar e apresentar conceitos básicos associados à nanotecnologia e à nanociência, com recurso a demonstrações práticas.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 13 de julho através do formulário disponível em https://goo.gl/OjMuwi
Participe!

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

Bioblitz - Braga

Bioblitz Braga - Quantas espécies conseguimos identificar num só dia?

Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Mire de Tibães, Braga, 10 de setembro, 09h-24h

A Escola de Ciências da Universidade do Minho, membro com consórcio organizador da Noite Europeia dos Investigadores 2016-2017, promove no próximo dia 10 de setembro, um "Bioblitz Braga – Quantas espécies conseguimos identificar num só dia?", em parceria com o Mosteiro de S. Martinho de Tibães.

Um Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo.

O Bioblitz Braga convida o público a descobrir a biodiversidade do Mosteiro de Mire de Tibães, com a ajuda dos nossos investigadores, num programa para toda a família!

O programa terá início às 09h, com 3 sessões ao longo do dia: 09h-13h, 14h-18h, 21h-24h, proporcionando a observação de diferentes espécies em cada momento.

Investigador responsável: Pedro Gomes, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Ponto de encontro: entrada do Mosteiro.

Material: máquina fotográfica (com flash, para a noite), binóculos, lanterna elétrica (preferência de tipo frontal, para deixar as mãos livres), calçado e roupa confortável e adequada, chapéu, água.

Atividade destinada ao público em geral.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 6 de setembro através do formulário disponível em https://goo.gl/LcSZSk

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

NCD - Braga

No próximo dia 30 de setembro, entre as 16h e as 24h, nos vários postos instalados no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, os visitantes de todas as idades poderão observar e participar na realização de experiências, demonstrações e exercícios práticos relacionados com as áreas científicas da Biologia, Biodiversidade, Física, Optometria, Nanotecnologia, Astronomia, Geologia, Ambiente, Matemática, Estatística, Computação, Química, Ciências da Comunicação, Psicologia e Enfermagem.

Pelas 21h, a Escola de Ciências da Universidade do Minho associa-se às comemorações do Ano Internacional das Leguminosas, com uma tertúlia onde se pretende aumentar a consciência pública para papel fundamental que as leguminosas têm na segurança alimentar e nutricional, na adaptação às mudanças climáticas, na saúde humana e nos solos.

On the 30th of September, between 4 p.m. and 12 p.m., at the Museum of Archaeology D. Diogo de Sousa, in Braga, visitors of all ages will be able to observe and participate in a wide range of experiments, demonstrations and practical exercises related with the scientific areas of Biology, Biodiversity, Physics, Optometry, Nanotechnology, Astronomy, Geology, Environment, Mathematics, Statistics, Computer Science, Chemistry, Communication Sciences, Psychology and Nursing.

By 9 p.m., the School of Sciences of the University of Minho joins the celebrations of the Pulses International Year, with a get-together which aims to increase public awareness for the fundamental role of pulses in food and nutrition security, in climate change adaptation, in human health and soils.